Encanamento para aquecedor solar: esclareça suas principais dúvidas

O encanamento para aquecedor solar é um sistema fundamental para garantir a eficácia do projeto. Apesar de sua instalação ser feita de forma bastante simples, ele necessita de atenção e alguns cuidados para que todo o conjunto funcione da maneira correta e dentro das expectativas para o qual foi projetado.

Quando mal elaborado — instalado em uma distância maior da fonte de aquecimento, por exemplo — o sistema pode gerar desperdício de água, além de uma série de outros fatores. Por isso, pensando na importância de conhecer melhor sobre esse tipo de projeto, preparamos este conteúdo para esclarecer as principais dúvidas sobre o tema. Então continue com a leitura e confira o texto até o final!

Qual a diferença para as instalações tradicionais?

A principal diferença entre as instalações de encanamento tradicionais com a de aquecimento solar está no tipo de tubulação que é utilizado. Caso o material dos tubos não seja adequado para transportar a água já quente, ele pode derreter, causando uma série de problemas e dores de cabeça no futuro. Hoje, no mercado, é possível encontrar condutores de: CPVC (policloreto de vinila clorado), de cobre e de PPR (polipropileno copolímero random).

Há necessidade de manutenção?

A manutenção dos equipamentos de aquecimento solar é simples e deve ser feita, pelo menos, duas vezes ao ano — o recomendado é que seja realizada no período da manhã, uma vez que os raios solares são menos intensos nesse período do dia. 

Já com relação à tubulação, é importante ficar sempre atento aos sinais de infiltração nas paredes para que, em caso de algum problema, ela seja reparada o mais rápido possível.

Powered by Rock Convert

É possível readequar o sistema hidráulico para a instalação do aquecedor solar?

Devido à necessidade de uma tubulação específica para um sistema de aquecimento solar, caso o empreendimento já tenha sido construído o ideal é que se contrate um profissional hidráulico para realizar a instalação de forma adequada e utilizando os materiais específicos para esse fim.

Para construções já finalizadas, existem duas opções: ou é realizado o recorte nas alvenarias para encaixar a tubulação de água quente ou são instalados misturadores externos, evitando assim a quebra dos revestimentos.

Quando procurar um especialista?

Como qualquer outra atividade, um especialista é fundamental para garantir que o dimensionamento do sistema de encanamento para o aquecedor solar seja respeitado e tudo ocorra conforme descrito no projeto. Sendo assim, um profissional deve ser procurado no instante em que for decidido implementar um sistema de aquecedor solar no empreendimento.

Para garantir o encanamento para um aquecedor solar funcional, é fundamental contar com materiais de qualidade, e a Kisoltec é o lugar ideal para você encontrá-los — desde coletores solares a reservatórios térmicos das mais diversas dimensões.

Agora que você já tirou suas principais dúvidas sobre o encanamento para aquecimento solar e sabe onde encontrar materiais de qualidade para o seu projeto, não deixe de entrar em contato conosco e garantir a melhor qualidade para o seu empreendimento!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *