4 curiosidades sobre energia solar que você provavelmente não sabia

Powered by Rock Convert

Sabia que dá para utilizar a energia solar para gerar energia elétrica? Sim, é possível, inclusive a NASA, maior agência espacial do mundo, utiliza painéis solares para gerar energia para seus equipamentos. Legal, não é? Contudo, essa é apenas uma das curiosidades sobre energia solar que você provavelmente não sabe.

No Brasil, temos uma usina inteira operando em cima de um estádio de futebol. É isso mesmo! O Mineirão, localizado em Belo Horizonte, tem sua cobertura equipada com milhares de coletores solares. Quer saber mais? Então, acompanhe este post e confira 4 curiosidades sobre essa fonte de energia!

1. A NASA utiliza energia solar

Para uma agência governamental que trabalha pesquisando o espaço, nada mais justo que utilizar o calor do sol para gerar a energia para seus equipamentos, não é? Por isso, a NASA tem investido bastante em sondas e satélites movidos exclusivamente de energia solar. É o caso, por exemplo, da InSight, sonda que ficou famosa no fim de 2018 ao recarregar seus painéis solares na superfície marciana. Isso é possível por meio de módulos fotovoltaicos, que conseguem produzir eletricidade a partir do calor do sol. 

2. Existe uma ciclovia que produz energia solar

A tendência da energia renovável é tão forte que muitos países investem em possibilidades criativas de produzi-la. Foi assim que os holandeses construíram a primeira ciclovia solar do mundo, localizada na capital do país, Amsterdã. Os resultados do primeiro ano de testes foi positivo e, de acordo com os responsáveis, mostram que o investimento é viável e vantajoso. 

3. A China tem uma usina em formato de panda

O panda é um animal natural da China e praticamente um símbolo do país. Não por acaso, os idealizadores de uma das maiores fazendas solares do mundo, localizada no condado de Datong, projetou os milhares de painéis solares de forma que eles projetassem a imagem de um panda.

Aliás, também é na terra do simpático urso preto e branco que se localiza a maior fazenda solar do mundo. É o Parque Solar do Deserto de Tengger, na região da Mongólia, com capacidade de produção de 1,5 mil megawatts.

4. O Mineirão é uma usina solar

O Mineirão, localizado na capital mineira, é uma das maiores usinas solares do mundo. Em parceria com a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), os administradores do estádio instalaram um sistema com 6 mil módulos fotovoltaicos na cobertura.

O volume de energia produzido é suficiente para abastecer 1.400 casas. Além disso, o estádio tem projetos de reaproveitamento de água da chuva e replantio de árvores. Essa é uma prova de que, com um pouco de investimento, a arquitetura bioclimática traz resultados muito positivos. 

Gostou de conhecer essas curiosidades sobre energia solar? Todas elas reforçam o quanto essa tendência é expressiva, versátil e definitiva. Não é à toa que essa e outras fontes de energia renovável têm projeções muito positivas para o futuro. Por isso, vale a pena se manter sempre a par das novidades.

Assine a nossa newsletter! Assim, avisaremos por e-mail sempre que um novo conteúdo sobre o assunto for publicado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *