Já ouviu falar no aquecedor solar de água? Veja como funciona

O sol é uma fonte limpa e renovável de energia. No Brasil, o período médio de luz solar é de 8 horas diárias, por isso, os sistemas solares são eficientes, além de praticamente não depender de métodos auxiliares para aquecimento. O aquecedor solar de água é uma alternativa para diminuir os gastos com energia elétrica. 

O aquecedor solar de água é favorecido pelas condições climáticas: você sabe como ele funciona? Conheça quais são as peças integrantes do sistema e qual é a melhor alternativa para você!

Como funciona o aquecedor solar de água?

A energia solar é coletada por painéis e, depois, convertida em calor. O calor aquece a água, que depois de aquecida é conduzida para o reservatório e ficará disponível para uso. Dentro dos painéis solares estão as aletas, que são os componentes responsáveis pela captação e transformação da energia em calor. A água contida nas tubulações será conduzida ao reservatório, chamado boiler.

As tubulações no interior do sistema comumente são feitas em cobre, pintadas de cores escuras. A pintura potencializa o efeito de aquecimento. Um cuidado importante a observar antes da instalação do sistema é o dimensionamento do reservatório de água.

O dimensionamento deverá considerar o número de pessoas a utilizar o sistema e a duração média dos banhos e uso da água aquecida. O reservatório de água, chamado boiler, impedirá a perda de temperatura da água armazenada em seu interior. O fato de conservar a temperatura permite utilizar a água aquecida mesmo nos períodos sem sol!

Powered by Rock Convert

Quais são as variações do sistema?

Quando falamos de aquecimento solar de água, as alterações básicas são os tipos de circulação dentro do sistema. A condução da água pode ser em termossifão ou circulação forçada. Confira a diferença entre os dois!

Circulação em termossifão

Esse sistema é pautado nas leis da física, em que a água quente naturalmente sobe e a água fria desce. Sendo assim, nesse sistema o reservatório deve ficar posicionado acima das placas coletoras de água. Devido à diferença de densidade da água quente e fria, ocorre a circulação natural e o acúmulo de água quente no reservatório térmico.

Circulação forçada

Na circulação forçada, o tanque de armazenamento pode ficar distante fisicamente dos painéis solares, podendo, inclusive, ficar localizado abaixo do sistema de coleta. A condução da água será feita por bombas controladas eletronicamente.

Quais são os elementos do sistema?

O sistema de aquecimento solar de água é simples e composto pelos seguintes elementos:

  • painel solar — peça responsável por transformar a radiação em energia térmica. Os painéis recebem a energia solar e a convertem em calor por meio de aletas;
  • circuito hidráulico — tubulações, peças, válvulas e bombas responsáveis pela circulação da água, desde a coleta das placas solares até a distribuição no sistema;
  • reservatório — também chamado de boiler, pode ser feito em cobre, inox ou polipropileno. O boiler sempre terá isolamento para garantir a conservação da temperatura da água em seu interior.

O aquecedor solar de água é um sistema de fácil instalação e proporciona economia e ganhos para o meio ambiente. A Kisoltec tem uma linha completa de produtos e é uma empresa referência no mercado de aquecedores.

Entre em contato conosco! Estamos disponíveis para dar outras informações sobre o sistema!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *