Aquecedor a gás e solar: quais são as principais diferenças?

Com a alta das taxas da conta de energia, os consumidores vêm buscando alternativas mais econômicas. Nesse contexto, os sistemas de aquecimento a gás e solar aparecem como soluções energéticas que diminuem o consumo na conta de luz e proporcionam resultados satisfatórios.

No entanto, embora a funcionalidade seja a mesma, ambos apresentam sistemas de aquecimento e porcentagens de economia diferentes, fatores que podem ser decisivos na hora de escolher o tipo ideal. Pensando nessas questões, no artigo de hoje, apresentamos as principais diferenças entre o aquecedor a gás e o solar para que você possa entender mais sobre o assunto e oferecer aquele que mais atende às necessidades dos seus clientes. Vamos lá!

O que é o aquecedor a gás?

O aquecedor a gás é um aparelho que utiliza a queima do gás liquefeito de petróleo (GLP) ou gás natural (GN), popularmente conhecido como gás de botijão e gás de rua, para produzir calor e esquentar a água dos chuveiros e pias em hotéis, residências e comércios.

No entanto, apesar de a instalação ser relativamente simples, a recomendação do fabricante é que o procedimento seja realizado por uma equipe especializada, uma vez que o uso inadequado do equipamento pode ocasionar não só o desperdício, mas também os riscos de incêndio e intoxicação.

Como o sistema funciona?

O aquecedor a gás pode ser dividido em dois tipos, de passagem ou acumulação. No caso do aquecedor de passagem, há um sistema com serpentinas distribuídas ao redor da câmara de combustão, por onde a água passa e é aquecida gradativamente.

Powered by Rock Convert

No aquecedor por acumulação, utiliza-se o mesmo sistema de serpentinas, porém, o aquecimento da água é feito dentro de um boiler, ou seja, um cilindro vertical que armazena o líquido e o mantém aquecido.

Qual a diferença entre o sistema a gás e o aquecedor solar?

Além do aquecedor a gás, também podemos encontrar, no mercado, o aquecedor solar, que é composto por placas de captação, que são instaladas nos telhados, para que a radiação do sol seja absorvida e convertida em energia para aquecer a água. Explicada a diferença, aparece uma dúvida que é comum entre os consumidores: qual dos dois tipos é o melhor?.

Embora o aquecedor solar tenha o custo de instalação mais elevado do que o a gás, ele é uma opção mais vantajosa para quem deseja usar uma fonte inesgotável de energia limpa, que, além de contribuir para o meio ambiente, é abastecida gratuitamente, pois utiliza a luz do sol. Depois de instalado, o sistema torna-se mais econômico do que o aquecedor a gás, uma vez que o comprador não terá despesas com trocas de cilindros e contas de gás.

Além disso, o sistema de aquecimento solar requer baixa manutenção, por se utilizar de um circuito hidráulico, diferentemente do aquecedor a gás, que precisa passar por manutenção pelo menos uma vez por ano a fim de que sejam evitados acidentes relacionados à queima irregular do combustível.

Agora que você já sabe as principais diferenças entre o aquecedor solar e o a gás, conheça 3 tipos de aquecedores de água para vender em sua loja e adquira as melhores opções para os seus clientes!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *