As facilidades da vida moderna nos encaminham para um consumo de energia elétrica cada vez maior. A nossa sociedade já é quase totalmente dependente desse tipo de energia e pagamos caro por isso.
Não seria bom se encontrássemos formas de economizar energia, maneiras diferentes de fazer e de conduzir nossas vidas no dia a dia com mais eficiência?
Então, acompanhe essas dicas que vão fazer a diferença quando o assunto é economizar.
1. Aperfeiçoe o uso da iluminação solar durante o dia
Você pode aproveitar ao máximo a iluminação natural do dia instalando janelas amplas no lado mais ensolarado da casa. Também pode considerar a utilização de tijolos de vidros, portas com vidro e outras adequações que resultam em mais claridade. Medidas assim vão diminuir a necessidade de acender luzes durante o dia, e isso trará uma boa economia de energia.
2. Adote cores claras nas paredes e tetos
O uso de tonalidades de cores mais claras, pela reflexão da luz, mantém os ambientes mais iluminados, refletindo melhor tanto a luz natural como a proveniente de lâmpadas. As cores claras apresentam, ainda, a vantagem de uma sensação de amplitude no ambiente.
3. Evite a prática de stand by nos aparelhos elétricos
O sistema stand by reduz o tempo de inicialização dos aparelhos elétricos, mas é um permanente consumidor de energia. Por essa razão, retire da tomada os aparelhos elétricos quando for passar algumas horas sem fazer uso deles. Apenas essa medida pode trazer economia da ordem de 10% ou mais em alguns casos.
4. Substitua as lâmpadas da casa por outras à base de LED
A tecnologia LED apresenta inúmeras vantagens sobre os demais tipos de lâmpadas existentes. Dentre elas está a economia, uma vez que é muito mais eficiente na transformação de eletricidade em luz, com mínima geração de calor.
5. Maximize a utilização da máquina de lavar e ferro de passar roupa
Máquina de lavar e ferro de passar roupa são ferrenhos gastadores de energia elétrica. Uma das formas de economizar energia é a racionalização de sua utilização. Assim, espere juntar uma quantidade de peças de roupa para lavar e passar, evitando diversas operações em momentos diferentes.
6. Considere a utilização de aquecedor solar para o chuveiro
Apenas a utilização do sistema de aquecimento solar já é capaz de economizar valores da ordem de 30% a 50% na conta de energia elétrica de uma residência.
7. Mantenha as luminárias e os globos de luz sempre limpos
A limpeza dos globos de luz e das luminárias em geral promove um maior aproveitamento da luminosidade gerada por cada ponto de luz, evitando a necessidade de acender mais pontos.
8. Regule a temperatura da geladeira conforme a época do ano
A adequação da temperatura dos refrigeradores e freezers às condições ambientais permite que se evite o consumo desnecessário de energia nas épocas mais frias do ano. Reduzir o resfriamento interno (colocar no “médio” ou no “mínimo”) do refrigerador e do freezer, além de economizar energia, evita danos a determinados alimentos pelo frio mais intenso.
9. Considere a certificação Procel quando adquirir um equipamento elétrico
O Selo Procel de Economia de Energia é uma espécie de certificação de que o produto que o possui (eletrodoméstico ou outro equipamento) é mais eficiente e consome menos energia elétrica.
Com essas nove formas de economizar energia você já dispõe de boas iniciativas para reduzir os valores em sua conta. Que tal, então, repassar essas informações a seus amigos? Compartilhe nosso conteúdo em suas redes sociais!