6 motivos para implantar um sistema de aquecimento solar em seu hotel já!

Viajar vem se tornando uma prática cada vez mais popular e acessível, com o avanço do processo de globalização. Consequentemente, a demanda por hotéis cresce em várias partes do mundo, assim como a quantidade de energia gasta nesses empreendimentos.

No cenário ambiental em que vivemos, muitos são os esforços para economizar recursos naturais e buscar energia limpa. O aumento da procura exige dos donos de hotéis um olhar voltado para a implantação de sistemas econômicos alinhados a essa nova consciência, como é o caso do aquecimento solar.

No Brasil, se o uso de algumas energias limpas, como a solar, ainda está em processo de expansão em residências, é algo ainda mais novo nas redes hoteleiras. Porém, neste artigo, você conhecerá alguns dos muitos motivos para acelerar esse processo e implantar um sistema de aquecimento solar em seu hotel. Confira!

Corte considerável nos gastos

Uma das maiores vantagens em implantar um sistema de aquecimento solar em hotéis é a economia que ele traz para o empreendimento. Os cortes no consumo de energia elétrica podem chegar a mais de 70%, sem contar a diminuição do uso de gás para aquecimento. Como os custos com energia configuram a maior despesa mensal em alguns hotéis, a mudança para o sistema de aquecimento solar é bastante relevante.

Menor consumo de energia não renovável

Os hotéis utilizam enormes quantidades de energia e consomem 50% mais que um edifício residencial de tamanho semelhante, apesar de ter, em média, apenas 55% das taxas de ocupação. Por exemplo, se em um condomínio residencial com 8 andares e 4 apartamentos por andar o consumo for de 100 mil kW, então, um hotel do mesmo tamanho consumirá 150 mil kW. Uma enorme diferença, não é mesmo?

A produção de energia elétrica demanda um grande gasto de recursos, logo, maior degradação ambiental acontece para que ela seja gerada. Por isso, a implantação de painéis solares em tais estabelecimentos é tão relevante.

Fácil implantação do sistema

Grande parte das pessoas acredita que a implantação de um sistema de aquecimento solar em hotéis ou residências só é executável durante a construção. do edifício. Porém, essa é uma ideia equivocada! 

Powered by Rock Convert

É possível fazer a mudança do sistema de aquecimento e adotar o uso dos painéis solares por meio de uma reforma dessas edificações, sem transtornos e com eficiência total.

Menor emissão de CO2

Grande parte dos hotéis no Brasil e do mundo, ainda utilizam gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) – o mesmo que é utilizado em cozinhas – como combustível em seus sistemas de aquecimento. O GLP, apesar de emitir menos CO2 do que a queima de carvão, ainda assim produz quantidades consideráveis desse composto, que é um dos contribuintes para o efeito estufa. 

Fazendo a transição do uso de GLP para aquecimento solar no hotel, é possível diminuir essas taxas e ajudar o meio ambiente.

Não interrompe o funcionamento do hotel

Muitos donos de hotéis podem ser resistentes à implantação dos painéis de energia solar em seus estabelecimentos, por acharem que terão prejuízo tendo que ficar com o local parado durante as obras. Porém, isso não será necessário!

É possível fazer a mudança para o sistema de aquecimento solar, sem que os hóspedes sejam incomodados ou percebam que uma obra está sendo realizada.

Garante mais recomendações

Desde de 2011, o Ministério do Turismo, em concordância com padrões internacionais, adotou a sustentabilidade como um dos critérios para que um hotel seja enquadrado na classificação 5 estrelas. Dentre as exigências está a redução do consumo de energia elétrica e de água. Portanto, se você quer que seu hotel se encaixe nesses parâmetros, é imprescindível a adoção do sistema de aquecimento solar.

Diante das informações aqui apresentadas, acreditamos que você esteja convencido de que a implantação de aquecimento solar em hotel traz vantagens não só para o meio ambiente, mas, também proporciona benefícios para os empreendedores e seus hóspedes, além de promover uma melhor classificação do hotel.

Quer saber mais sobre os tipos de sistemas de aquecimento solar? Baixe nosso ebook e tire suas dúvidas!

 

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *