Como cuidar da saúde e fugir do calor no verão?

A estação mais quente do ano chegou para valer e pode ser difícil enfrentar esse período em um país tropical e quente como o Brasil. Os dias e as noites são abafados e muitas pessoas ficam desconfortáveis com esse calor excessivo.

A boa notícia é que existem formas de fugir do calor — e sem receber aquela conta de energia absurda no final do mês. Quer saber como cuidar da saúde? Veja algumas práticas que você pode adotar hoje mesmo! Vamos lá?

Deixe as portas e janelas sempre abertas

Quando você cria um ambiente aberto, fica bem mais fácil promover a circulação de ar. O resultado disso é uma ventilação natural que pode te ajudar a se refrescar e promover um melhor clima para a casa.

Para ter resultados ainda melhores, você pode (e deve!) deixar as cortinas fechadas. Além de manter sua privacidade, assim sua casa não fica superaquecida, pois a luz do sol não entra.

O resultado disso é um bloqueio de um “mini efeito estufa”, que pode ser devastador para qualquer ambiente.

Desligue o chuveiro

O aquecimento do chuveiro pode ser ótimo para os períodos mais frios, mas pode ser facilmente dispensado nos períodos mais quentes do ano. A água não vai ficar fria (até porque ela provavelmente já está quente na caixa d’água) e você pode garantir um ótimo banho ainda mais fresco.

Além disso, essa medida representa uma ótima economia de energia. Um chuveiro pode consumir muita energia dependendo da potência elétrica em que está programado. Fique ligado e evite surpresas na conta de luz!

Ingira alimentos frescos

Se você já comeu uma melancia bem gelada no verão sabe como essa sensação pode ser maravilhosamente refrescante! Você pode aproveitar e adotar esse princípio para outras frutas também, sempre frescas ou geladas na geladeira.

Além disso, os outros alimentos devem seguir a mesma linha, como tortas e água gelada. Assim você mantém seu corpo hidratado e melhora a sensação de desconforto provocada pelas altas temperaturas.

Invista em um aquecedor solar

Um aquecedor solar pode ser um ótimo investimento — principalmente em um país como o Brasil. As altas radiações podem fazer com que você deixe de pagar energia de uma vez por todas, tornando o processo bem mais simples.

E tem mais: as altas taxas de radiação solar podem te ajudar a produzir tudo que você precisa para consumir na sua casa, sendo uma vantagem e tanto.

Troque as lâmpadas incandescentes

Você provavelmente já ouviu sobre a necessidade de trocar as lâmpadas quentes pelas frias.

Além de simbolizar uma ótima redução de energia, essa também pode ser uma maneira eficaz de diminuir o calor dentro da sua casa. Tudo isso porque as lâmpadas incandescentes iluminam através do calor, tornando os ambientes mais aquecidos.

Aposte em garrafas com spray

Uma garrafa com spray ou borrifador na ponta pode ser um grande aliado nesse tipo de situação. Toda vez que sentir muito calor você pode se borrifar com um pouco de água, diminuindo a temperatura do seu corpo e promovendo mais conforto.

Essa é uma ótima maneira de se refrescar e passar pelos dias mais quentes com mais facilidade.

Crie um ar-condicionado caseiro

Se o ar-condicionado pode puxar muita energia e aumentar sua conta, você pode criar outras alternativas.

Nesse caso, um ventilador ligado com uma garrafa de água congelada em frente pode ser uma ótima alternativa. Essa medida simples vai mudar o ambiente e fazer circular um ar mais fresco e que pode substituir o ar-condicionado.

Deixe o ar menos seco

É sempre bom umidificar o ar interno, principalmente na hora que for dormir. Assim você respira melhor e garante uma noite de sono mais confortável. Para isso, coloque alguns recipientes de água nos cômodos principais e desfrute desse benefício.

Seguindo essas dicas fica mais fácil fugir do calor sem gastar rios de dinheiro, não é mesmo? Portanto, seja esperto e não deixe de implementar essas oportunidades na sua rotina e garantir um dia a dia mais agradável.

E você? Sabe como cuidar da saúde com outra dica que não listamos aqui? Compartilhe conosco nos comentários abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *