4 vantagens de usar aquecedor solar em restaurantes

Lidar com água fria é o temor de muitas pessoas, seja no inverno ou no verão. Para trazer mais conforto, alguns restaurantes têm optado por usar aquecedor solar, uma medida que é economicamente vantajosa, pois reduz os gastos com a conta de luz, além de ser bem sustentável.

Existem várias maneiras de fazer o aquecimento solar hoje, mas, no Brasil, o processo mais popular é o do coletor solar plano (que normalmente fica nos telhados ou em espaços de bastante contato com o sol). Ele é composto por uma caixa metálica que é coberta por um vidro plano e, na parte interna, tem uma serpentina que circula a água que precisa ser aquecida. Com o sistema montado, a energia que vem do sol incide sobre o vidro e aquece a água. Depois de aquecida, ela é direcionada a um reservatório onde fica esperando até ser consumida, tendo, em média, uma temperatura em torno de 65ºC.

aquecedor solar pode ser utilizado de diversas formas dentro do seu restaurante, como esquentando a água de chuveiros e de máquinas de lavar louça, ou ainda a água utilizada na preparação de alguns pratos. Essa é uma tendência que vem conquistando muitos adeptos no Brasil e tem um grande potencial para continuar crescendo. Se você quer entender melhor como ele funciona e saber se instalar o aquecedor solar em restaurantes vale a pena ou não, continue conosco!

É econômico

O principal ponto que faz com que as pessoas optem por esse modelo é a economia que ele traz. Em um primeiro momento, você precisa fazer um investimento na instalação do aquecimento solar, que, como envolve muitos equipamentos, tem um custo um pouco superior. Ainda assim, o sistema é economicamente viável, considerando que o aquecimento de água corresponde a grande parte do consumo energético da maioria dos lugares, e o sol oferece essa energia gratuitamente.

É mais sustentável

Optar por um aquecedor solar no seu restaurante também ajuda a contribuir com o bem-estar do meio ambiente. Tudo isso porque a medida reduz o consumo de gás natural em até 70%, e essa iniciativa ainda diminui significativamente as emissões de CO2. Além disso, essa é uma maneira de diminuir a demanda por hidrelétricas ou termelétricas, preservando o meio ambiente ao evitar ainda mais impactos.

Exige pouca manutenção

A manutenção desse sistema é muito simples e praticamente inexistente. Tudo que você precisa fazer é limpar os vidros coletores de tempos em tempos para que a poeira não afete a eficiência de captação.

Traz conforto para os colaboradores

Ter água quente para tomar um banho depois de um expediente puxado no restaurante, ou ainda poder lavar as mãos e louças com uma água morna nos dias frios, pode fazer muita diferença. Esse agradável detalhe pode ser um grande diferencial para o seu restaurante, destacando-o no cuidado com clientes e colaboradores, e retendo bons funcionários.

Depois desse texto, você sabe que instalar aquecedor solar em restaurantes pode ser uma boa ideia, não é mesmo? Para se inteirar ainda mais sobre o assunto, não deixe de baixar o nosso e-book agora mesmo e saber tudo sobre como economizar energia elétrica. Nos encontramos na próxima!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *