Sistema de aquecimento solar: como deixar a piscina mais gostosa em qualquer tempo

Existem localidades de clima muito frio que precisam que a piscina seja aquecida durante todo o ano, ou, pelo menos, metade dele. Mesmo em regiões tropicais, as pessoas deixam de aproveitar a piscina durante a madrugada e em dias nublados e chuvosos porque não estão à vontade com a temperatura da água.

Hoje já existem várias tecnologias para resolver esse problema, mas o sistema de aquecimento solar tem alguns benefícios únicos. Continue a ler e descubra-os!

Funcionamento do sistema de aquecimento solar

As placas solares feitas de material resistente à corrosão são instaladas em uma área de grande incidência solar e ao céu aberto, que pode ser tanto no telhado quanto no solo, e são direcionadas de forma a otimizar a capitação solar. Com a ajuda de uma motobomba (que em alguns casos pode ser o filtro da piscina), a água da piscina é enviada para as placas, onde absorve o calor. Esta circulação é realizada enquanto a temperatura externa for maior que a temperatura da água da piscina. Este controle é feita com a ajuda de um controlador digital.

Vantagens do sistema

Economia

Se você fizer uma pesquisa sobre os preços de instalação de sistemas de aquecimento, verá que existem alternativas mais baratas que o solar — como o elétrico, por exemplo. Muitas pessoas fazem uma escolha com base nessa informação, mas essa não é uma decisão sábia se você quer economizar.

O sistema de aquecimento solar precisa de placas de captação, transporte hídrico e tanque de armazenamento — esse último para manter a temperatura estável mesmo durante a noite e em dias nublados. Uma vez feito o investimento inicial, ele carece de apenas uma coisa: o sol. Isso significa que, salvo pela bomba que troca a água da piscina e pequenas manutenções, você terá custo zero durante todos os anos seguintes. É o sistema mais econômico a longo prazo.

A água aquecida pelo sol também pode ser utilizada para chuveiros e pias, o que reduz ainda mais a necessidade de gastos com energia elétrica.

Independência e versatilidade

Alguns sistemas carecem de fontes específicas, como gás ou lenha, que precisam ser adquiridos e transportados até o local de aquecimento. O sistema de aquecimento solar é completamente independente e não necessita de insumos exteriores. 

Isso torna o sistema mais prático e tira do administrador da piscina a preocupação com a manutenção de estoque da fonte de calor e o livra de surpresas desagradáveis, como um aumento abrupto no preço do gás ou mesmo uma paralisação no fornecimento — que pode acontecer por motivos técnicos ou geopolíticos.

Seja um sítio isolado do meio urbano com acesso por estrada de terra, um clube no meio da cidade ou ainda um apartamento de cobertura com uma pequena piscina, o aquecimento solar é capaz de suprir a demanda com autossuficiência e praticidade.

Ecologicamente correto

No momento atual, já não podemos consumir preocupados apenas com nossas necessidades individuais. O uso de fontes não renováveis, — como lenha, carvão e gás — é um problema ambiental grave que precisa ser solucionado com urgência. 

A energia hidrelétrica — principal matriz brasileira — é uma fonte renovável e, durante muito tempo foi considerada limpa, mas não é bem assim. As grandes áreas alagadas causam impactos nas populações tradicionais, como povos ribeirinhos e indígenas, além de colocarem toda a vegetação submersa em estado de decomposição e impossibilitarem o fluxo migratório de inúmeras espécies.

O sistema de aquecimento solar é verdadeiramente renovável — o sol nunca se esgota! — e sustentável, com o menor impacto possível ao meio ambiente.

Agora que você conheceu as vantagens desse sistema incrível, curta nossa página no Facebook e receba todas as novidades diretamente no seu feed de notícias!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"