Sistema hidráulico

Sistema hidráulico: o que eu preciso saber?

Uma obra, seja de reforma ou de construção, exige muita atenção dos construtores. Muitas vezes, pequenos detalhes podem fazer toda a diferença. No sistema hidráulico de uma edificação, por exemplo, um erro pode ser a causa de um imenso desperdício financeiro.

É válido destacar que as instalações hidráulicas de uma residência estão diretamente ligadas às despesas fixas dos moradores. Sendo assim, é fundamental acertar na escolha de um sistema hidráulico eficiente.

Mas, o que eu preciso saber sobre o sistema hidráulico?“, você deve estar se perguntando. Continue a leitura deste artigo e veja a respostas para essa pergunta.

Adquira uma tubulação resistente para o sistema hidráulico

A tubulação é fundamental em um sistema hidráulico; ela é responsável por direcionar a água para os respectivos pontos de utilização. Podemos compará-lo ao corpo humano, em que a tubulação seria como as veias, que conduzem o sangue por todo o corpo.

Portanto, é imprescindível escolher marcas renomadas e que garantam a qualidade de seus produtos. Dessa maneira, você:

  • minimiza o risco de argumentos;
  • diminui a frequência de manutenção;
  • reduz a necessidade de troca de elementos da tubulação.

Além disso, o profissional contratado para realizar a instalação hidráulica deve ser experiente, evitando maiores problemas.

Respeite o caimento do piso

Não é nada agradável entrar no banheiro para tomar um banho e encontrar o box completamente alagado, não é mesmo? Isso ocorre porque os ralos foram instalados erroneamente, não respeitando o caimento do piso.

Esse acúmulo de água é potencialmente prejudicial à edificação, trazendo risco de infiltrações no solo, que podem evoluir para rachaduras e comprometer a estrutura do imóvel. É interessante lembrar que os ralos são utilizados também em áreas externas.

Escolha as torneiras certas

A escolha de torneiras é outro item que merece atenção. Elas são de fundamental importância no sistema hidráulico e devem ser escolhidas a dedo. Obviamente, cada ambiente necessita de um tipo de torneira a ser instalado, devido à forma de utilização e às características específicas de utilização.

É necessário lembrar que cada ponto de instalação de uma torneira tem uma pressão peculiar e deve apresentar um fluxo de água adequado. Sendo assim, é interessante escolher as torneiras certas, provendo o melhor uso da instalação hidráulica e evitando trocas prematuras.

Escolha entre sifão ou flexível de metal

Um item fundamental em uma torneira é o material utilizado para o escoamento de água. É necessário escolher entre um sifão ou um flexível de metal, sendo prudente em não economizar nessa escolha.

É importante optar por materiais de qualidade — independentemente de ser um sifão ou um flexível de metal —, pois ambas as soluções são eficazes no uso de torneiras.

Invista nas caixas de descarga

Um recurso que está sendo muito utilizado em sistemas hidráulicos mais novos é a utilização de caixas de descargas. Elas são instaladas logo acima do vaso sanitário e permitem o controle da quantidade de água, gerando economia aos usuários.

Destaca-se que a quantidade de água é limitada ao volume da caixa. Atualmente, existem caixas modernas, que realizam a separação da água para resíduos sólidos e líquidos, gerando ainda mais economia.

Aposte no aquecedor solar

O uso de um aquecedor solar é outro recurso que está sendo muito utilizado em novas construções. Um sistema de placas (coletores solares) é capaz de absorver a radiação solar e esquentar a água que corre no interior das tubulações.

A energia utilizada por um aquecedor solar é cerca de quatro vezes mais barata que a energia elétrica, além de ser extremamente sustentável. Apesar de ser considerado um investimento relativamente alto, ao longo do tempo, ele se pagará.

Um aquecedor necessita de várias peças para o seu funcionamento, como o boiler e os coletores solares. Assim, é imprescindível contar com uma empresa especializada, garantindo a qualidade de cada uma dessas peças e sua a correta instalação.

O sistema hidráulico necessita de uma atenção especial em sua obra. Além de poder ser uma fonte de economia no futuro, ele pode garantir uma melhor usabilidade da edificação, propiciando conforto e satisfação dos usuários. Não economize nessa etapa e colha os benefícios.

E aí, gostou do nosso artigo? Já teve algum problema no sistema hidráulico? Então, deixe seu comentário e participe do nosso blog.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *