Conheça o sistema de aquecimento solar das casas do futuro

Powered by Rock Convert

Sustentabilidade já é um assunto bem conhecido pela nossa sociedade, inclusive na construção civil. Tanto em empresas como em residências, iniciativas associadas a esse conceito são cada vez mais comuns. É justamente o caráter sustentável que caracteriza uma casa do futuro: eficiente no uso dos recursos, autossuficiente e livre de impactos ambientais.

Nesse cenário, o sistema de aquecimento solar residencial desponta como uma ótima pedida. Afinal, além de promover a redução na conta de energia do fim do mês, essa é uma alternativa completamente limpa para aquecer a água da sua casa, já que utiliza a luz do sol — ilimitada e não-poluente.

Quer entender melhor sobre essas características. Então, continue a leitura!

O que significa a ideia de casa do futuro?

A ideia de casa do futuro é a de uma casa sustentável. A sustentabilidade, em sua definição, tem a ver com o uso eficiente de recursos, de modo a não comprometer as necessidades de gerações futuras. Isso vale não só para recursos naturais, mas também para os aspectos econômicos e sociais, isto é, dinheiro e capital humano.

Então, uma casa sustentável se sustenta em três pilares:

Powered by Rock Convert
  • ambiental — gera menos impacto ambiental, por meio da gestão de resíduos e o uso consciente de água, por exemplo;
  • econômico — tem movimentações mais saudáveis de dinheiro, como o reaproveitamento de objetos e a geração distribuída de energia;
  • social — é um ambiente em que o bem-estar e a qualidade de vida são prioridades, melhorando a saúde física e mental dos moradores.

Como funciona o sistema de aquecimento solar?

O aquecedor solar de água tem um funcionamento simples. Por meio de placas específicas que conseguem absorver o calor do sol — os coletores solares —, a água que passa na tubulação da residência é aquecida. Depois, esse líquido fica armazenado em uma espécie de caixa d’água que retarda a perda de calor — o reservatório térmico, também chamado de boiler solar.

Para transferir o calor das placas para a água, são utilizadas aletas de alumínio e serpentinas de cobre, materiais excelentes para a condução do calor. Com esse sistema, a família pode aposentar o chuveiro elétrico ou a gás e dispor de uma alternativa muito mais eficiente e econômica.

Quais são os impactos na casa do futuro?

A instalação de um sistema de aquecimento solar residencial vai ao encontro de todas as faces da casa do futuro. Afinal, trata-se de uma iniciativa completamente livre de poluentes, que utiliza uma fonte renovável e inesgotável de energia e, ainda por cima, capaz de reduzir o consumo de energia elétrica.

Com isso, há uma considerável economia na fatura de energia, o que contribui para uma gestão mais saudável do orçamento familiar. Ainda, as pessoas saem favorecidas em seu dia a dia pela praticidade do sistema e o conforto térmico proporcionado.

Conseguiu entender como o sistema de aquecimento solar se relaciona à ideia de casa do futuro? Como deu para ver, essa é uma opção sustentável para aquecer a água na sua residência, já que traz benefícios nas esferas ambiental, econômica e social.

Gostou do post? Então, compartilhe este conteúdo nas suas redes sociais e ajude seus colegas a também ficarem por dentro dessa grande tendência!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *