Confira 5 benefícios de ter uma piscina coberta em casa

Maior privacidade, conforto e segurança estão entre as vantagens de ter uma piscina coberta na residência. Embora seja necessário investir em infraestrutura para fazer a construção em um ambiente fechado, questões como a facilidade de manutenção da temperatura e da limpeza tornam essa alternativa mais interessante.

As piscinas internas podem ter tipos distintos de cobertura (fixa ou retrátil), que permitem o uso em qualquer época do ano, independentemente da temperatura. Em alguns casos, o material utilizado na cobertura proporciona um efeito similar ao de uma estufa, contribuindo para o conforto térmico mesmo nos meses mais frios do ano.

Quer saber mais sobre piscinas cobertas e seus benefícios? Acompanhe nosso post! 

Quais as vantagens de ter uma piscina coberta?

Quem faz o investimento em uma piscina residencial, normalmente, deseja utilizá-la em qualquer época no ano. No entanto, quando ela fica na área exterior, ao ar livre, o uso durante os meses de inverno ou em dias chuvosos é inviável. Essa é uma das principais razões para optar por uma piscina coberta. Confira outros benefícios desse tipo de construção!

1. Privacidade

Com a cobertura, os frequentadores da piscina ficam protegidos da curiosidade de vizinhos e transeuntes. Além disso, por ser fechada, ela pode ser usada qualquer hora do dia ou da noite, sem chamar a atenção de outras pessoas.

2. Proteção à exposição solar excessiva

A cobertura garante menor exposição ao sol, proporcionando maior conforto aos usuários. No caso de instalações com teto retrátil, a quantidade de insolação pode ser definida de acordo com a preferência dos frequentadores. 

3. Segurança

Quem tem crianças pequenas em casa ou costuma receber visitas com filhos, sabe que o acesso à piscina é sempre motivo de preocupação. No caso de uma piscina interior, esse problema é resolvido mais facilmente: basta fechar a porta à chave.

4. Facilidade de limpeza

A piscina coberta está mais protegida de insetos, poeira e folhas secas, o que torna a limpeza mais simples e rápida. No entanto, importante lembrar que o tratamento químico da água é necessário da mesma forma. Aliás, nesse caso também há uma vantagem: no ambiente fechado, tanto a água quanto os produtos utilizados sofrem menor evaporação.

5. Conforto térmico

A cobertura contribui para que a temperatura da água fique mais estável, o que aumenta a eficiência do sistema de aquecimento. Em piscinas externas, é necessário um tempo maior para que todo o volume de água seja aquecido, independentemente da tecnologia utilizada. No caso de uso de eletricidade ou gás, por exemplo, o custo de manutenção das piscinas em áreas externas é mais elevado justamente em função disso.

É possível usar o aquecedor solar em piscinas cobertas?

Uma alternativa de aquecimento mais sustentável é o aquecedor solar, que permite um baixo consumo de eletricidade. Nesse caso, o painel coletor deve ser instalado na área externa, em local onde exista bom potencial de insolação. 

A água da piscina é bombeada pelo sistema hidráulico até as tubulações internas do painel, que transferem o calor. Depois disso, ela retorna para a piscina já aquecida. O sistema de aquecimento solar é integrado à casa de máquinas e só funciona quando a bomba for acionada, manualmente ou por um controlador digital. Assim, é possível evitar o aquecimento excessivo no calor.

O aquecedor solar funciona mesmo durante o inverno, pois basta a luminosidade para aquecer a água. Quando se trata de uma piscina coberta, a temperatura da água se mantém, proporcionando conforto aos usuários, independentemente das condições climáticas no ambiente externo.

Você tem alguma dúvida sobre o funcionamento do aquecedor solar ou quer compartilhar sua experiência com piscinas cobertas? Deixe o seu comentário abaixo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *