Registro misturador solar: saiba o que é e como funciona!

O registro misturador solar é a peça responsável pela combinação de proporções entre água quente e fria. O principal uso da água aquecida nas residências é nos chuveiros e, em muitos casos, a instalação do sistema de aquecimento solar é feita em casas já construídas, sem a tubulação de água quente. 

O aquecimento solar é uma ótima opção, pois, no Brasil, o período médio de insolação é de oito horas diárias. Dessa forma, o sistema consegue reduzir em até 80% a energia elétrica gasta para o aquecimento de água, valorizar os imóveis e auxiliar na preservação do meio ambiente.

Existem três tipos de registro misturador solar, confira aqui as opções e verifique qual é a mais adequada para o seu caso!

O que é um registro misturador?

É a peça responsável pela regulagem da abertura ou fechamento do sistema hidráulico. Quando aberto, permite a vazão de água nas torneiras e chuveiros, e o controle de fluxo permite controlar a mistura entre as temperaturas.

Quais são os tipos de registros misturadores?

Registro misturador externo

O registro misturador solar, também chamado de misturador externo, é aquele que permite adicionar tubulações de água quente sem quebrar as paredes e comprometer os revestimentos. A instalação é fácil e depende de uma pequena perfuração circular na laje para realizar a passagem da tubulação.

Com o misturador externo, a água fria passará pelo registro já existente e será misturada no chuveiro com a quente, originária da nova ampliação do sistema.

Powered by Rock Convert

O acionamento do misturador externo é simples, basta girar o registro para liberar o fluxo de água quente e dosar a mistura com a fria, proveniente do sistema em funcionamento. O registro e a tubulação aparente são feitos em material cromado, portanto, não comprometem a estética do ambiente.

Misturador com registros independentes

Também chamado de bicomando, nesse sistema é instalado um registro para água quente e outro para a fria. As tubulações serão instaladas dentro das paredes, mas para evitar quebra-quebra o interessante é colocar as tubulações e registros durante a construção.

Misturador monocomando

O misturador monocomando tem entradas para água quente e fria em um único dispositivo, e a dosagem da temperatura dependerá do posicionamento da manopla. Portanto, verifique as indicações de quente e frio no próprio misturador.

As tubulações também serão instaladas dentro das paredes, portanto, lembre-se destes detalhes durante a elaboração dos projetos e construção da edificação.

Qual é a finalidade do registro misturador solar? 

A principal finalidade do registro misturador solar é permitir a passagem e dosagem de água quente e fria no sistema hidráulico. Como vimos, a instalação pode ser mais superficial, ou seja, sem a necessidade da quebra de paredes e revestimentos, com o uso do misturador externo. Além disso, outra possibilidade é embutindo toda a instalação.

O aquecimento solar de água é uma tendência que, devido às suas inúmeras vantagens, vale a pena investir. Gostou de saber mais sobre os tipos de registros disponíveis no mercado? Estamos à disposição para tirar dúvidas sobre os itens apresentados e explicar os pormenores da aplicação de cada um deles.

Você ainda não conhecia o registro misturador solar e tem algumas dúvidas sobre o dispositivo? Então, deixe o seu comentário na publicação!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *