Como funciona o aquecimento solar? Confira 4 usos!

Com a crescente discussão sobre sustentabilidade, a busca por formas alternativas de uso da energia, como a proveniente do sol, aumentou e tem se tornado cada vez mais popular. Não somente por sua vertente ecológica, mas também pela economia garantida em longo prazo.

Porém, algumas pessoas se mostram hesitantes em relação ao seu uso e eficiência. Portanto, é importante entender como funciona o aquecimento solar. Para ajudar na compreensão, criamos este post.

Aqui, você encontrará a explicação do funcionamento do aquecimento solar, bem como 4 exemplos de seu uso. Então, para ficar por dentro do assunto, leia nosso texto até o final. Vamos lá?

Como funciona o aquecimento solar? 

A energia solar é captada por meio de painéis solares instalados nos telhados, nas coberturas ou em áreas totalmente ensolaradas. Ela é, então, transferida em forma de energia térmica para um reservatório de água, que inicialmente se encontra fria e depois é aquecida para o consumo.

Uma das grandes questões para quem está hesitante sobre a instalação desse produto é o que acontece em dias nublados ou durante a noite, quando a água armazenada for consumida. É preciso entender que a energia solar pode ser complementada e funcionar em conjunto com a energia elétrica. Então, não é preciso se preocupar, visto que a água ainda será aquecida.

Quais são as possíveis aplicações desse sistema?

1. Torneiras

As torneiras de lavanderia, cozinha e lavabo podem se beneficiar do aquecimento solar. Com o armazenamento de água quente, mesmo em dias frios, você poderá utilizá-las. É de grande vantagem, visto que você poderá realizar as tarefas domésticas com mais conforto.

Powered by Rock Convert

2. Chuveiro

O chuveiro, como todos sabem, é um dos grandes consumidores de energia elétrica em uma residência, aumentando muito a conta de luz. Combater esses gastos é uma das maiores vantagens de utilizar esse tipo de equipamento. 

Com o sistema de aquecimento, diminui-se drasticamente o uso de eletricidade no banho. Assim, seu chuveiro não será mais o causador de uma das maiores despesas da sua casa.

3. Ducha de piscina

Para aqueles que têm ducha de piscina, o aquecimento solar também é recomendado. Afinal, ela ajuda a conservar a higiene da piscina, porém pode ser desanimador tomar um banho gelado para entrar. Com o aquecedor, é possível regular a temperatura da água como quiser.

4. Piscina

Esse é um ponto especial. Enquanto a distribuição em pontos específicos utiliza o sistema tradicional de aquecimento, a piscina funciona de uma maneira diferente. Para esse uso, é recomendado o sistema aberto, em que a própria piscina é o reservatório de água aquecida.

Assim, os coletores de energia são de outro material, resistente aos produtos químicos usados no tratamento da água da piscina. Ele é mais barato e atinge temperaturas mais baixas, reguladas através de um controlador digital.

Entender como funciona o aquecimento solar é importante, mas para garantir a qualidade do seu produto, assim como seu bom funcionamento, é preciso contratar empresas especializadas no assunto. A Kisoltec é especializada no assunto, desenvolvendo e comercializando aquecedores, garantindo a boa condição do seu produto, desde a fabricação até a entrega.

Agora que você sabe mais sobre aquecimento solar, restou algum tipo de dúvida ou gostaria de sondar mais sobre os sistemas oferecidos? Então, entre em contato com a Kisoltec pelo nosso site para que você decida qual a melhor opção para você!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *