Como funciona a conversão da energia solar

A tecnologia costuma nos surpreender, ainda mais quando está aliada à natureza. Esse é o caso da energia solar, por exemplo. Ela se transforma em energia elétrica ou energia térmica e chega às nossas tomadas ou torneiras, e muitos de nós podemos ficar sem entender como essa mágica acontece.

E você? Sabe como de fato funciona a conversão da energia solar em energia elétrica ou energia térmica? No post de hoje explicaremos detalhadamente. Acompanhe!

A energia solar

Primeiramente, precisamos entender o que é energia solar. O conceito é bem simples: é a energia proveniente da luz e do calor do sol, que pode ser aproveitada de diversas formas.

As formas mais comuns de aproveitamento da energia solar é o aproveitamento da energia térmica e da energia fotovoltaica, ambas podem ser utilizadas em residências, comércios, indústrias, e muitos outros.

Aquecimento de água: a conversão térmica 

A transformação da energia solar em energia térmica é feita através do sistema de aquecimento solar. As placas solares potencializam o calor do sol e o transferem para a água para ser utilizada em várias aplicações. 

O processo é simples, o conceito é o mesmo de uma garrafa de água que fica exposta ao sol, porém, o uso de materiais com grande condutividade de calor, como o cobre, somado à alta absorção de calor de uma superfície de cor escura e o efeito estufa causado pelo vidro presente nas placas solares residenciais planas, por exemplo, potencializam o aquecimento.

Nas residências, a água aquecida é armazenada em um boiler e fica disponível para uso em chuveiros/duchas, lavanderias, cozinhas e torneiras em geral. 

Outro vantajoso uso é para o aquecimento de piscinas, onde os coletores solares, especiais para este uso, após receberem o calor do sol e transmitirem para a água, enviam-na de volta a piscina, com a ajuda de uma bomba comandada por um controlador de temperatura digital.

Nas empresas, a variedade de usos é ainda maior, vai desde aplicações simples como torneiras em restaurantes até processos produtivos de indústrias têxtil e laticínios.

Do sol às tomadas: a conversão fotovoltaica

A tecnologia fotovoltaica é composta por placas que captam diretamente a luz solar, transformando-a em energia elétrica.

Essas placas são compostas por diversas células fotovoltaicas que são produzidas utilizando o silício, um elemento semicondutor e muito abundante no planeta Terra e outros elementos condutores, como o fósforo e o boro que formam as camadas positiva e negativa da célula.

Quando a luz solar incide nessas células, ocorre o efeito fotoelétrico, causando o desprendimento dos elétrons de seus átomos deixando-os livres. 

Devido à polarização, os elétrons direcionam-se para o lado negativo, deixando o lado positivo com lacunas de elétrons. Ao ligar, externamente, a carga positiva e a carga negativa, forma-se a corrente elétrica. Como estes elétrons voltam para a célula fotovoltaica, nada é perdido nem desgastado com a geração de energia, oferecendo longa vida útil ao equipamento.

Mas para que possamos utilizar essa energia em nossas casas, ela precisa ser convertida em corrente alternada, que é o modo como a maioria dos nossos aparelhos elétricos opera atualmente. Esse processo é feito por meio de um equipamento chamado inversor de frequência.

As placas fotovoltaicas podem ser ligadas tanto em baterias (sistema off grid) quanto diretamente na rede de distribuição da companhia de energia (sistema on grid). Nas construções, elas podem ser instaladas no telhado, no solo ou em fachadas, integrando-se ao projeto de arquitetura.

Como adquirir

Muitas lojas de material de construção ou lojas especializadas em energia solar já oferecem as duas opções de equipamentos (aquecedor solar e placa fotovoltaica) com preços atrativos, assim, é possível aproveitar ao máximo os benefícios de uma energia sustentável, renovável e limpa e ainda economizar obtendo muito conforto.

A compra de aparelhos para economizar energia elétrica pode ser financiada, tanto para pessoas físicas como para pessoas jurídicas, através de diversas linhas de crédito disponíveis no mercado, inclusive com vantagens especiais.

É realmente incrível como a tecnologia aliada à natureza pode tornar a nossa vida mais confortável e econômica, não é mesmo? Afinal de contas, a energia solar, quando transformada e utilizada para aquecer a água em nossas casas e também para gerar energia elétrica, facilita a nossa vida e contribui para um ambiente mais sustentável.

Se você ficou com alguma dúvida em relação a esse tema ou quer nos contar a sua experiência ao utilizar energia solar em sua casa ou comércio, deixe o seu comentário abaixo!

Powered by Rock Convert

One thought to “Como funciona a conversão da energia solar”

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *