Aquecedores de piscina são um dos equipamentos mais interessantes para quem possui piscina em casa ou, até mesmo, uma empresa que ofereça aulas da natação ou similares. São eles que permitem que a temperatura da água esteja agradável, independentemente do clima no ambiente.
Com diversos modelos disponíveis no mercado, decidir qual se encaixa melhor na sua demanda pode tornar-se uma tarefa complicada. Mas não se preocupe! Neste post, explicaremos cada tipo e apontaremos as características de cada um deles, facilitando, assim, a sua escolha. Portanto, leia com atenção!
Aquecedores de piscina elétricos
Funcionam de maneira simples: transformam energia elétrica em energia térmica, elevando a temperatura da piscina. Apesar de o equipamento possuir um custo baixo, de cerca de 1500 reais, o gasto mensal é alto. Isso porque é necessário um grande uso de eletricidade para garantir seu funcionamento. Por esse mesmo motivo, ele não possui uma boa sustentabilidade ambiental.
Sua principal vantagem é conseguir atingir boas temperaturas, independentemente das condições climáticas.
Trocadores de calor
Apesar de ser um sistema elétrico, ele difere-se dos modelos convencionais no seu funcionamento, não convertendo energia elétrica diretamente em calor. Ao invés disso, ele retira ar quente do ambiente e aquece o gás que está dentro do equipamento. O calor desse gás é, então, transferido para a água.
Entre suas vantagens, podemos destacar sua instalação, que é rápida e fácil, e seu teor econômico, chegando a 80% de economia, quando comparado com outros modelos elétricos.
Já suas desvantagens estão no longo tempo de espera para atingir a temperatura desejada e no preço do equipamento em si, que é elevado, podendo chegar a 6 mil reais. Porém, a longo prazo, haverá retorno desse gasto inicial.
Aquecedores de piscina a gás
O funcionamento desse modelo também ocorre por intermédio de uma troca de calor, porém de maneira diferente. Há combustão de gás dentro de um recipiente, que esquenta progressivamente a água. Esse aumento de temperatura ocorre de maneira rápida, mas é preciso ficar atento ao dimensionamento da sua piscina: esse tipo de sistema é indicado para modelos de até 150 m3.
Apesar de o sistema não possuir um alto custo, seu gasto mensal com compra de gás pode ser um problema.
Aquecedores de piscina solares
Esse tipo de aquecedor é, de longe, a opção mais econômica e ecologicamente correta, por não utilizar energia elétrica. Ele se dá por meio da instalação de placas solares, geralmente no telhado, e utiliza a energia vinda do sol para fazer com que a temperatura aumente.
Caso não ocorra uma boa incidência solar, ele não exercerá sua função com máxima eficiência. Porém, em áreas com alta exposição de sol, ele pode funcionar de maneira tão satisfatória ou até melhor que outros modelos.
Apesar de o seu custo inicial ser um pouco elevado, ele possui o retorno mais rápido do investimento, devido ao seu perfil econômico.
Para garantir sua eficácia em qualquer época do ano, é indicado que ele seja instalado em conjunto com outros sistemas de aquecimento, como o trocador de calor.
Adquirir equipamentos como aquecedores de piscina é um ótimo investimento. Caso necessário, consulte profissionais capacitados para que eles possam avaliar qual modelo melhor atende às suas necessidades.
Nosso artigo te ajudou? Então, assine nossa newsletter e receba em primeira mão mais informações úteis para você!