Confira como funciona a instalação do aquecedor solar

Tão importante quanto a escolha do melhor modelo é o processo de instalação do aquecedor solar. Sem os devidos cuidados, o equipamento não apresentará a eficiência esperada ou ainda terá defeitos no equipado, algo que ninguém deseja.

Embora essa tarefa exija conhecimento técnico, vale sempre conhecer os principais passos, entender quais são os erros cometidos mais comuns e como evitá-los, além de ressaltar a importância de profissionais qualificados. Todos esses pontos são abordados ao longo do texto. Boa leitura!

Como é feita a instalação do aquecedor solar?

O processo de instalação de um aquecedor solar exige o correto dimensionamento dos equipamentos e a avaliação completa do local no qual ela será feita, de modo que nada impeça o bom funcionamento do sistema que converterá a luz do Sol em calor. O nível de consumo de água também deve ser analisado.

Normalmente locais diferentes exigem etapas variadas para a instalação. Dessa forma, provavelmente o processo numa casa residencial seja outro se comparado a uma indústria, por exemplo. O mesmo vale quando os equipamentos serão utilizados para aquecer a água de uma piscina ou de um chuveiro.

A primeira etapa da instalação envolve definir em qual local os equipamentos serão posicionados. É importante que os coletores solares recebam a maior quantidade possível de irradiação solar. Os coletores devem estar sempre voltados para o norte geográfico (se oriente com uma bússola), com pequenos ajustes de acordo com a região do país. Quanto ao reservatório térmico, o ideal é que ele fique em um local protegido do vento, pois mesmo sendo térmico, o reservatório irá perder mais calor quando instalado exposto ao vento e ao frio da noite.

É muito importante verificar se os coletores foram fixados ou amarrados na estrutura do telhado, evitando assim que se desprendam durante um forte vento. Se for necessário furar as telhas durante a fixação, se atente quanto as vedações necessárias.

Quais são os principais erros cometidos?

Por mais planejada e cuidadosa que seja uma instalação, alguns erros podem comprometer o resultado. Por isso, veja quais são os principais equívocos cometidos nessa hora e como evitá-los.

Falta de cuidado com a segurança

Normalmente a instalação de aquecedores solares acontece em locais elevados, nos quais qualquer acidente pode gerar graves consequências. Todos os envolvidos devem estar resguardados quanto a isso, utilizando equipamentos de proteção individual e respeitando todas as normas exigidas.

Uso de ferramentas inadequadas

Nada de improviso na hora de utilizar as ferramentas. Elas devem ser sempre empregadas para os fins que foram criadas. A utilização de equipamentos inadequados pode comprometer a qualidade do resultado, comprometendo o bom funcionamento e a vida útil dos aparelhos.

Estrutura de instalação inapropriada

Sem uma análise apropriada, a estrutura na qual o equipamento ficará apoiado pode não suportar seu peso ou não ficar na inclinação correta. O local também deve estar livre de degradações e o mais protegido possível de intempéries climáticas.

Falta de isolamento térmico na tubulação

A tubulação de água quente precisa ser isolada, ou seja, recoberta um um material que diminua a perda térmica para o ambiente. Em muitos casos, a perda térmica na tubulação é muito maior que a perda térmica do reservatório térmico.

Qual a importância de contar com profissionais?

Mais do que seguir os passos indicados ao longo deste post, para ter sucesso na instalação de aquecedores é preciso contar com um profissional qualificado, capaz de considerar todas as variáveis e a partir disso tomar as melhores decisões.

Dessa forma, podemos resumir o processo de instalação do aquecedor solar como algo simples, sem maiores segredos. Isso não significa que ela possa ser feita por qualquer um, ainda mais considerando os cuidados necessários que devem ser tomados para evitar transtornos.

Que tal conhecer uma empresa capaz de oferecer as melhores soluções em aquecedores solares? Entre em contato agora mesmo!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *