Saiba como fazer um planejamento de compras para a empresa

Toda empresa depende de bons fornecedores para que suas compras sejam feitas sempre de acordo com o planejamento e com preços competitivos no mercado. Sem isso, ela pode ficar sem os insumos necessários para manter as atividades ou ainda sofrer com preços mais altos que a média.

Isso só reforça a importância de um orçamento de compras bem-feito, permitindo que sejam avaliadas todas as condições para a compra de cada item que a empresa demanda no seu dia a dia. Para entender melhor a importância disso, leia este artigo.

O que é um orçamento de compras?

Um orçamento de compras orienta quais itens serão comprados, em que quantidade e quanto dinheiro do caixa da empresa será utilizado para isso. Seu principal objetivo é manter o estoque de insumos em níveis adequados sem que isso comprometa a saúde financeira da empresa.

Qual é a importância de um orçamento de compras?

O orçamento de compras sempre deve fazer parte do planejamento financeiro da empresa. Ou seja, não é possível organizar as contas sem considerar esse aspecto, permitindo que todo o plano de negócio seja executado conforme previsto e os melhores recursos disponíveis sejam obtidos.

Isso se torna ainda mais sério quando consideramos que em muitos negócios a compra de insumos representa a maior parte dos custos da empresa. Além disso, qualquer falha nesse processo, além de resultar em prejuízo financeiro, pode gerar interrupção na produção ou comercialização justamente pela ausência de tal planejamento.

Como fazer um bom orçamento de compras?

Depois de entender o que é um orçamento de compras e saber da sua importância para o bom andamento das constas da empresa, veja a baixo algumas recomendações para desenvolvê-lo da melhor forma.

Faça o levantamento das demandas

Antes da pesquisa por qualquer cotação de preço, é essencial que seu orçamento seja baseado na demanda do seu negócio, considerando a produção e as vendas previstas dentro de determinado período. Dessa forma, será possível estimar qual será a demanda e com base nisso definir as diretrizes para o seu orçamento. Não se esqueça de considerar, nesse cálculo, eventuais demandas sazonais, certo?

Valorize bons fornecedores

Não adianta elaborar o planejamento ou orçamento financeiro mais detalhado possível se não houver bons fornecedores, que garantam a entrega dos produtos necessários pelo menor preço dentro do prazo combinado. Para isso, confira qual a reputação de cada um dos fornecedores disponíveis, se eles são transparentes durante a negociação, se são solícitos sempre que necessário e quais os prazos de entrega das mercadorias.

Considere as formas de pagamento

É normal fornecedores oferecerem condições diferenciadas de pagamento, principalmente para pedidos maiores. É possível conseguir descontos para compras em maior quantidade ou ainda obter prazos maiores de pagamento, o que ajuda a aliviar seu caixa.

Saiba negociar

Saiba como negociar utilizando bons argumentos, que também considerem o lado do fornecedor. Quase sempre investir na estratégia do “ganha-ganha” é a melhor saída. Para isso, ressalte as vantagens que ele terá ao vender determinado produto para a sua empresa e apresente contrapropostas. Com uma boa conversa será possível alcançar condições mais vantajosas.

Como destacamos no começo do texto, é essencial que o orçamento de compras esteja vinculado a um planejamento financeiro adequado. Assim, possíveis variações nessas projeções podem ser ajustadas para evitar maiores transtornos do ponto de vista financeiro e de fornecimento de produtos.

E você? Como faz o orçamento e planeja as compras do seu negócio? Conte sua experiência deixando seu comentário logo abaixo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *