Aquecedor solar

Aquecedor solar residencial: qual a melhor época para sua instalação?

O aquecedor solar residencial é uma excelente opção para quem quer economizar na fatura de energia elétrica e se preocupa com o desenvolvimento sustentável. Sem contar em todo o conforto que o sistema de aquecimento traz aos moradores: não só o chuveiro recebe a água aquecida pelos raios solares, como torneiras da cozinha e do banheiro.

Ainda por cima, somos privilegiados por viver em um país muito ensolarado, o que garante um bom rendimento do aquecedor o ano todo. No entanto, embora o Brasil tenha mudanças de estação mais suaves, as variações de incidência solar ao longo dos meses podem preocupar quem pretende instalar o seu aquecedor.

Afinal, existe uma época do ano mais indicada para fazer a instalação? Como garantir que o sistema de aquecimento tenha seu melhor desempenho? Confira neste post!

Qual é a melhor época do ano para instalar o aquecedor solar residencial?

Nosso primeiro pensamento pode ser de que os meses mais quentes do ano são, também, os que possibilitam o melhor aproveitamento do aquecedor solar residencial. Contudo, na prática, assim como o verão traz suas vantagens no rendimento do sistema, os meses de inverno têm pontos positivos na mesma medida. Veja!

Instalação no verão

A instalação do aquecedor solar residencial no verão é vantajosa porque a incidência solar é muito intensa. Por isso, não faltarão raios solares para manter a água do boiler solar quente para o uso da família e, assim, dificilmente o sistema auxiliar precisará ser ativado.

Como esse componente do aquecedor é elétrico ou a gás, um dos resultados de usá-lo menos é uma economia financeira um pouco mais significativa no fim do mês. Também é uma boa hora para instalar o aquecedor para piscina, que é bastante utilizada no período de férias.

Powered by Rock Convert

Instalação no inverno

Agora, instalar o aquecedor no inverno pode ser uma ótima pedida por um motivo simples: ele será mais útil. Afinal, é na época de temperaturas mais frias, especialmente em julho e agosto, que os banhos quentes e as torneiras aquecidas são mais desejados.

Outra vantagem é que, como no inverno as chuvas são mais raras, a incidência solar é boa. Sim: temperaturas mais baixas não significam que o Sol não está lá. Pelo contrário, o verão pode ter muito mais períodos de céu nublado, mesmo com o calor.

Como escolher a melhor época para instalação?

Como você viu, tanto no verão como no inverno, o aquecedor solar residencial funciona bem. Mais do que isso, considerando que a durabilidade média de um sistema de aquecimento é de 20 anos, não faz tanta diferença assim em qual mês do ano ele será instalado. O que mais importa é que ele tenha um ótimo aproveitamento energético.

Para garantir o melhor desempenho, veja algumas dicas:

  • escolha um aquecedor de qualidade, fabricado por empresas especializadas;
  • observe o selo de eficiência energética do equipamento, conferindo a classificação na tabela do Inmetro;
  • conte com equipes profissionais para a instalação, para que o sistema seja colocado na melhor posição para receber os raios solares.

Enfim, como o aquecedor solar residencial tem uma vida útil longa e traz vantagens para a família o ano todo — seja em relação à economia de custos com energia, seja pelo conforto —, mais importante do que pensar na melhor época para instalação é escolher bem o seu equipamento. Por isso, não deixe de buscar pelos melhores produtos do mercado.

Entre em contato conosco e conheça nossas opções de aquecedores para a sua residência! A Kisoltec tem foco na qualidade, além de acumular uma experiência de 25 anos atuando no setor!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *