Afinal, qual é o aquecedor solar mais eficiente? Descubra aqui!

Já são bem conhecidos os benefícios de contar com um aquecedor solar, seja em casa, seja na indústria. Eles dão acesso à água quente de forma abundante com grande economia na conta de luz. Além disso, sua instalação costuma ser bem rápida e a durabilidade do equipamento, observados os devidos cuidados, se estende por anos ou mesmo décadas.

Entretanto, para contar com todos esses benefícios, é preciso ter o aquecedor solar mais eficiente possível. Para encontrá-lo, listamos abaixo os principais aspectos que melhoram o desempenham desse equipamento. Boa leitura!

O que faz um aquecedor solar ser eficiente?

Podemos entender a eficiência como a capacidade de produzir mais com menos recursos ou ainda como a propriedade de ser efetivo nas suas funções. Dessa forma, um aquecedor solar eficiente é aquele que, entre outras coisas, pode suprir as necessidades da instalação sem maiores comprometimentos. Veja então o que esse equipamento precisa reunir para satisfazer suas necessidades.

Capacidade de acordo com a demanda

Cada modelo de aquecedor solar oferece uma capacidade de aquecimento e armazenamento de água quente. Essa quantia deve ser compatível com seu consumo médio, para que o uso possa acontecer de forma confortável e sem maiores surpresas.

O cálculo do armazenamento é feito por meio do correto dimensionamento do projeto, que considera a quantidade de pontos de saída de água a serem abastecidos, o tempo médio dos banhos diários e o nível de insolação solar da região.

Composição e espessura do aço do reservatório

Os reservatórios (também chamados de boilers) são, juntos dos coletores, os principais componentes de um sistema de aquecimento solar. Eles armazenam a água aquecida até o momento do seu uso. Alguns modelos contam com sistema elétrico auxiliar, acionado em períodos de baixa insolação.

Powered by Rock Convert

Eles são compostos de aço inox. Todavia, o material pode sofrer variações de acordo com origem da água que irá abastecê-lo. Em locais com água tratada, é possível contar com o aço 304. Se não for possível certificar a origem da água, o ideal é optar pelo aço inox 316 para evitar o risco de corrosão precoce.

A espessura do reservatório também deve ser observada: ela deve ser de, pelo menos, 0,5 mm. Números superiores a isso ajudam a aumentar a durabilidade do equipamento. Pensando nisso, a Kisoltec só trabalha com espessuras superiores a 0,5 mm.

Isolamento térmico do boiler

Ainda observando o reservatório, confira qual a qualidade do isolamento térmico, já que esse detalhe ajuda a manter a água aquecida por muito mais tempo, melhorando bastante a eficiência do equipamento.

Entre os materiais mais utilizados para garantir o isolamento adequado estão lãs de pet ou de vidro. Na Kisoltec, o isolante escolhido é o poliuretano expandido, que apresenta vantagens significativas na retenção do calor.

Certificação do INMETRO

Todo o equipamento deve contar com as certificações pertinentes do INMETRO, que atesta a qualidade, a segurança e a eficiência do produto. Entre os diversos critérios analisados para a concessão do selo, o instituto avalia qual a eficiência energética do modelo. Isso aumenta a economia gerada, uma vez que reduz a necessidade do uso eventual de energia elétrica.

Garantir o aquecedor solar mais eficiente é a certeza de ter acesso aos benefícios de contar com esse equipamento e fazer valer o investimento nessa fonte de energia, que é sempre muito vantajosa em diversos âmbitos.

Procurando os melhores modelos de aquecedor solar? Entre em contato agora mesmo com a Kisoltec!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *