O que é o chuveiro híbrido, como funciona e quais as vantagens?

Poucas coisas são tão reconfortantes e relaxantes quanto tomar um bom banho com a água na temperatura certa após um longo dia, não é mesmo? Contudo, isso pode ter um custo alto, principalmente quando pensamos nas elevadas tarifas de energia elétrica praticadas no mercado. Por isso, vale sempre conhecer algumas alternativas para ter o melhor banho sem abrir mão da economia.

Neste texto, vamos explicar como funciona e quais as vantagens de um chuveiro híbrido. Boa leitura!

O que é um chuveiro híbrido?

Um chuveiro híbrido funciona simultaneamente tanto a partir da energia elétrica quanto de energia solar ou outra fonte de aquecimento central. Ele é indicado principalmente para quem conta com sistemas de aquecimento solar em casa e quer economizar na hora do banho quente.

Com isso, você consegue obter uma redução significativa nos custos com energia elétrica sem abrir mão do conforto em nenhum momento, já que será possível garantir o abastecimento de água quente, independentemente do clima. Além disso, ele também garante economia de água, uma vez que não será necessário esperar para que o líquido se aqueça, o que é bastante incômodo em dias frios.

Como ele funciona?

O funcionamento de um chuveiro híbrido não têm maiores segredos: ele conta tanto com uma resistência elétrica, igual à dos chuveiros e duchas comuns, quanto com outros sistemas de aquecimento, como o solar.

Com ambos os mecanismos, na hora que a torneira é acionada, a resistência começa a aquecer o líquido e água começa a sair já quente. Quando ela atinge a temperatura desejada, o sistema elétrico deixa de funcionar e a água quente começa a ser fornecida pelo reservatório do aquecedor solar.

Quais as vantagens desses modelos?

Agora que você sabe como funciona um chuveiro híbrido, já deve ter percebido alguns dos seus benefícios. No entanto, para facilitar, listamos e descrevemos as principais vantagens de contar com esse tipo de equipamento no seu banheiro.

Economia

Investir em um chuveiro híbrido representa economia tanto de água quanto de energia elétrica. A resistência é acionada pela energia por curtos períodos ou apenas em situações climáticas adversas (muitos dias sem sol constante, por exemplo) e não é preciso esperar a água aquecer enquanto vários litros escorrem pelo ralo. Logo, há uma redução significativa nas faturas e um alívio para o seu bolso.

Conforto

Os valores economizados não representam perda de conforto em nenhum momento. Pelo contrário: você não precisará esperar a água aquecer para tomar seu banho, o que é uma ótima notícia, ainda mais no inverno. Ou seja, os modelos de chuveiros híbridos garantem um fluxo constante e confortável de água na temperatura escolhida, sem que isso represente custos exorbitantes na fatura de energia elétrica.

Ter um chuveiro híbrido instalado no seu banheiro também ajuda você a aproveitar o melhor do seu sistema de aquecimento solar. Sendo a melhor maneira de ter água quente sem se preocupar com o custo da energia elétrica.

Então, aproveite para entender melhor como funciona um aquecedor solar para chuveiro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *