Confira 14 materiais que toda loja de construção deve ter

Ao decidir abrir uma loja de materiais de construção, é preciso escolher com quais produtos você trabalhará. Antes de investir seu dinheiro, o ideal é que você examine a realidade social da região e decida qual tipo de público você pretende atingir.

Para te ajudar a ter uma ideia das opções, fizemos este post com 14 materiais e suas respectivas funções. Confira!

Materiais para a estrutura

A estrutura de uma obra pode ser entendida como o seu esqueleto. É ela que fornece a sustentação necessária para que a construção suporte o próprio peso — e de tudo que estiver sobre ela. Portanto, possuir artigos para essa função é indispensável. Conheça alguns.

1. Lajes

Podendo ser feita de diversos materiais — como cerâmica ou isopor —, as lajes recebem todo o peso e o transfere para as vigas.

2. Vigas

Ficando por baixo da laje, as vigas podem ser feitas de madeira, ferro ou concreto. São responsáveis por levar a carga recebida para os pilares.

3. Pilares

Sendo feitos de pedras, concreto ou alvenaria, os pilares recebem toda a carga vinda e a manda para a fundação — que transfere para o solo, garantindo estabilidade.

Materiais para a alvenaria

Existem dois métodos utilizados: o concreto armado e alvenaria estrutural. O primeiro consiste em fazer toda a vedação com a separação dos cômodos e, depois, é necessário realizar uma quebra para instalar o sistema hidráulico e o sistema elétrico.

Já na alvenaria estrutural são colocados, geralmente, blocos seguindo tamanhos padrões, de modo que a edificação é feita juntamente à instalação elétrica e hidráulica, sem precisar quebrar depois.

Veja, a seguir, os materiais necessários.

4. Blocos de concreto

Geralmente, na alvenaria estrutural utiliza-se esse material para a execução do projeto. São feitos em tamanhos padronizados e usados para sustentação. Pelo seu perfil resistente, raramente pode ser substituído.

5. Tijolos

Amplamente utilizado em edificações, o tijolo é um dos grandes símbolos da construção. Apesar de seu modelo padrão conhecido, também é possível encontrar formas mais decorativas. O ideal é que se pesquise quais tipos serão mais rentáveis na sua região.

6. Cimento

Principal aglomerante usado na construção, é um produto básico que deve estar no estoque de toda loja de material de construções.

7. Canos de pvc

O policloreto de vinila, mais conhecido como PVC, é o tipo de plástico que compõe os canos usados no sistema hidráulico das edificações.

Materiais de cobertura

Além do aspecto estético, a cobertura tem função de proteger a obra contra adversidades naturais e proporcionar conforto térmico e acústico. Saiba quais materiais usar nesse setor.

8. Telhas

Elas podem ser feitas de diversos materiais e com os mais variados formatos — o perfil escolhido vai depender do que o cliente deseja.

9. Madeira

O madeiramento é quando madeiras são colocadas para proporcionar estabilidade, na execução do telhado. O mais indicado é que se procure tipos de madeira que contenham pouco amido, para evitar cupins e apodrecimento precoce.

10. Caixa d’água

Usadas para armazenar água, as caixas d’água são encontradas em diversos tamanhos, para se adequar à necessidade do consumidor.

Materiais para acabamento

Essa etapa finaliza, finalmente, a execução do projeto. É ela que proporciona um melhor aspecto ao produto final. Veja quais materiais usar.

11. Azulejos

Essas peças são mais utilizados em ambientes com grande umidade, como áreas, banheiros e cozinhas, por entrar em contato com água sem que isso cause nenhum problema.

12. Rejunte

Esse material é utilizado entre os espaços dos azulejos assentados, para tornar aquele espaço impermeável.

13. Materiais para pintura

Além do teor estético, a pintura pode te trazer economia se forem usadas, por exemplo, tintas com cores claras, para aproveitamento de luz natural.

14. Materiais elétricos

Como existem diversos materiais, o indicado é que você e sua equipe de vendas conheçam os mais usados para conseguir explicar bem as vantagens e desvantagens de cada um para os fregueses.

Abrir uma loja de materiais de construção pode ser um negócio lucrativo, desde que feito com cautela e pesquisa. Por isso, estude bem a área para que você ingresse com bom entendimento e preparo.

Gostou do post? Então assine nosso newsletter para que você acompanhe mais artigos como este!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *