Inspire-se: 5 casas sustentáveis e inteligentes pelo mundo

Casas sustentáveis vêm se tornando uma grande tendência pelo mundo e muito disso se deve aos enormes benefícios que elas trazem para os moradores e para o meio ambiente. Além de contar com características como alto desempenho, eficiência energética e design arrojado, as casas sustentáveis também podem dispor da tecnologia que as controla através de um dispositivo móvel.

Para que uma casa seja sustentável, tudo começa pela concepção de seu projeto. Nessas edificações a sustentabilidade não é uma opção facultativa, mas sim um princípio que faz uso do design para resolver desafios. Continue a leitura e conheça agora cinco exemplos dessas notáveis casas sustentáveis pelo mundo!

Casa sustentável e inteligente

A tecnologia facilita muito as nossas vidas, não é verdade? Aposto que você adoraria ter uma casa com um design moderno, que pudesse ser controlada da palma de suas mãos por meio do seu smartphone! Pois esta casa já existe!

Ela foi construída na Espanha, na cidade de Castellón, e une a tecnologia de automação — com lâmpadas e sistemas que respondem aos comandos de um celular — e materiais reaproveitados utilizados em sua arquitetura. Tudo isso faz com que essa casa economize em até 90% o consumo de energia. É facilidade e sustentabilidade caminhando lado a lado.

Uma das casas sustentáveis mais baratas

Você acredita que é possível construir uma casa pelo valor que você pagaria em uma motocicleta? Pode acreditar: uma casa foi construída gastando somente 8 mil reais! Usando materiais totalmente sustentáveis e de origem natural, alguns amigos se uniram para construir por conta própria uma casa de baixíssimo custo, em aproximadamente 36 semanas.

O tipo de material utilizado nessa casa é baseado na bioconstrução, que utiliza terra crua associada a outros componentes para dar liga à mistura — mais ou menos como é feito nas casas de pau a pique. Nesse caso eles utilizaram uma mistura de areia, argila e palha.

Powered by Rock Convert

Casa sustentável em formato de domo

Já imaginou morar em uma casa de formato igual à dos Hobbits, da série O Senhor dos Anéis? Com um valor equivalente a R$ 18 mil, um norte-americano construiu na Tailândia uma das casas sustentáveis mais inusitadas.

A casa conhecida como Dome Home ficou pronta em apenas dois meses e meio, com a ajuda da vizinhança e utilização de materiais reutilizados. Como o próprio nome já diz, ela tem um excêntrico formato de domo.

O Brasil e sua primeira casa sustentável

Apesar de entrar a passos de formiga nesta vibe, o Brasil ganhou no início deste ano a primeira casa com o selo de sustentabilidade. Dentre seus componentes, ela conta com o uso de aquecimento solar, materiais reciclados na construção e sistema de captação da água da chuva. Além de ter alta eficiência de economia energética, a casa ainda tem a capacidade de gerar até 250 kWh de energia ao mês.

Casa-folha sustentável

Esta casa com formato de folha também é brasileira! Está localizada no município de Angra dos Reis, no estado do Rio de Janeiro, foi construída à beira da praia e tem todo o seu telhado feito a partir de madeira de reflorestamento. Seu design foi inspirado em casas indígenas, que têm como objetivo sombrear todos os cômodos da residência. Além disso, todo o material utilizado em sua construção visou torná-la totalmente sustentável.

Viu como as casas sustentáveis podem trazer um enorme conforto e, ao mesmo tempo, contribuir para o meio ambiente? Por incrível que pareça, o Brasil, que é um país riquíssimo em recursos naturais, ainda está apenas começando a entrar nessa moda. Aos poucos, algumas pessoas têm adotado componentes, como a energia solar, e tornado suas casas em parte sustentáveis.

Quer saber como começar a seguir essa tendência? Então conheça as 5 razões para ter um aquecedor solar em sua casa!

Powered by Rock Convert

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *