Uma piscina doméstica média tem a capacidade de 30 a 100 mil litros de água. Você não acha que é necessário todo o cuidado com a água dessa piscina? Claro que sim! Pelo meio ambiente e pelo seu bolso!
Manter uma piscina com responsabilidade ambiental em casa requer alguns cuidados. Mas, para isso, também é necessário que se considere a redução de custos das operações e da própria perda de água.
Veja 8 dicas de cuidados com a água da piscina que vão ajudá-lo a economizar!
1. Só faça instalações com profissionais
Quaisquer instalações de piscina, do registro ao aquecedor solar, só devem ser realizadas por pessoas experientes na atividade. Principalmente no que se refere à bomba e ao filtro. O mau dimensionamento pode acarretar a necessidade de maior número de operações de limpeza por dreno. Isso se traduz em maior consumo de água.
2. Mantenha a regularidade na manutenção
As instalações necessitam de revisões periódicas para que não comprometam a qualidade da água e não haja a necessidade de maiores consumos.
Verifique se a pessoa encarregada de executar a manutenção é bem capacitada para fazê-lo, ainda que a pessoa seja você mesmo. Pequenos erros aqui podem significar grandes perdas.
3. Verifique vazamentos constantemente
Cheque com frequência todas as instalações, bombas, filtros, tubulações e a própria piscina.
Crie uma rotina de verificação de vazamento com periodicidade curta para que, na ocorrência de danos no sistema, as perdas não cheguem a ser muito grandes.
4. Evite as perdas por evaporação
Aqui ninguém vê! Uma piscina descoberta pode perder quase 4 mil litros de água por mês por causa da evaporação.
Uma cobertura, do tipo lona plástica, pode reduzir essas perdas em cerca de 90%. Com uma vantagem incluída: protege contra sujidades em geral que exigiriam maiores esforços do sistema de limpeza.
Portanto, desenvolva o hábito de manter a piscina coberta quando não estiver em uso.
5. Mantenha uma rotina de limpeza
É imprescindível que a limpeza da piscina seja mantida em dia. Desse modo, uma peneiração inicial, seguida de aspiração de fundo e garantia de filtragem, pelo menos, durante 6 horas por dia.
Para completar os cuidados com a água da piscina, a realização do controle químico, mantendo o pH da água entre 7,2 e 7,6 e o teor de cloro residual entre 1,0 e 1,5.
Desse modo se garante uma água limpa, livre de bactérias e algas que, em pouco tempo, obrigariam a troca de toda a água da piscina.
6. Evite os transbordamentos de água
O operador da piscina deve estar atento para não mandar água demais para o tanque. O ideal é cerca de 10 a 15 cm abaixo das bordas. Desse modo, evita-se o transbordamento, que costuma ser responsável pela perda de grandes volumes de água.
7. Evite entrar na piscina com protetor solar e outros produtos
Produtos utilizados na pele e nos cabelos, ao se dispersarem na água exigem maior número de manutenções com significativa perda do volume de água.
Por essa razão, oriente os usuários que façam uso efetivo do chuveiro antes de entrar na água, em especial se estiverem utilizando cremes, protetor solar ou outros produtos na pele ou no cabelo.
8. Se a piscina contiver fontes ou quedas d’água, desligue-as
Essas instalações para efeito estético promovem muita perda de água por evaporação e, portanto, devem ser desligadas quando não forem necessárias.
Após adotar esses cuidados com a água da piscina você poderá estar seguro de estar economizando e evitando perdas desse patrimônio ambiental tão imprescindível à vida.
Gostou dessas dicas? Agora conheça, nesta leitura, as vantagens de se utilizar um aquecedor solar para piscina!