Férias… Tudo de bom! Mas, durante esse período, há uma tendência de as pessoas passarem mais tempo em casa. E, por isso, a possibilidade de aumentarem significativamente os gastos com eletricidade é muito grande.
É fácil perceber isso com TV, videogame, computadores, máquina de lavar, chuveiro elétrico e tantos outros aparelhos elétricos ligados na tomada. Desse jeito, mesmo se você for viajar com a família, é preciso encontrar maneiras de economizar energia elétrica.
Neste post, você verá que existem algumas medidas que podem ser tomadas e, com elas, você conseguirá driblar esse lado desagradável das férias: o aumento dos gastos que aparecem na conta de luz.
Use o a função “timer” do ar-condicionado
O calor chega com as férias de verão e, às vezes, vem muito intenso. Além disso, sem as obrigações que nos empurrem da cama, é comum dormirmos até mais tarde. Com isso, acabamos deixando o ar-condicionado ligado por horas e horas, em praticamente todos os dias. Haja energia para sustentar esse hábito!
Use o “timer” (temporizador) do aparelho e programe-o para desligar depois de algum tempo. Além disso, regule o aparelho para uma temperatura agradável, mas não muito baixa.
Faça uso do aparelho intercalado com o ventilador nos horários menos quentes, pois ventiladores consomem bem menos energia.
E não se esqueça da manutenção periódica dos filtros do ar-condicionado. Eles acumulam poeiras e sujidades tornando-se focos de bactérias que se espalham pelo ambiente. Além disso, filtro sujo gasta mais energia pois exige mais potência do aparelho.
Diminua o uso do chuveiro elétrico
Esse é o grande vilão da conta de luz! Mais gente com mais tempo para gastar significa mais tempo de chuveiro ligado. Desse jeito o medidor de energia elétrica dispara.
Coloque o chuveiro na posição “verão” e combine com a família de realizar banhos menos demorados. Essa é uma questão de opção e de hábito.
Agora, quer uma dica melhor ainda? Instale um aquecedor solar para a água. Com isso, além de contribuir com o meio ambiente, você vai sentir no bolso as vantagens dessa alternativa para o chuveiro!
Economize com a máquina de lavar
Há duas coisas andam juntas: férias e uma montanha de roupa para lavar. Algumas dicas podem ser seguidas para aliviar a conta de energia elétrica:
Sempre que puder, utilize a programação suave, no lugar da normal, pois gasta menos energia;
Planeje as lavagens, deixando acumular roupa para lavar sempre com o volume máximo indicado pelo fabricante;
Mantenha os filtros da máquina sempre limpos;
Use a dose adequada de sabão e amaciante para evitar enxágue repetido;
No lugar de usar a função “pré-lavar”, deixe as roupas de molho em um balde antes de colocá-las na máquina;
Se for secar a roupa na máquina, nos casos de máquinas tipo lava e seca, centrifugue a roupa ao máximo.
Desligue aparelhos e lâmpadas
Com mais gente em casa é comum que parte considerável da eletricidade seja desperdiçada por causa de aparelhos e lâmpadas que, por esquecimento, ficam ligados mesmo sem ninguém estar usando-os. Economize, orientando a família para:
Apagar as luzes quando sair de um cômodo;
Desligar a TV se não estiver assistindo;
Desligar o computador se não estiver utilizando;
Desligar o ventilador se sair do local;
Evitar abrir a geladeira a todo momento.
Prepare a casa para a viagem
Antes de viajar, tome certas medidas que contribuem para segurar o desperdício de energia elétrica que ocorre em pequenas quantidades, mas que somadas resultam em uma parcela considerável da conta de eletricidade. Algumas dessas medidas são:
Desligar da tomada todos os aparelhos que não tenham necessidade de permanecer ligados;
Desligar também os decodificadores de TV a cabo, internet e telefone;
Se for deixar alguma lâmpada acesa dentro de casa, deixar uma de LED.
Percebeu como é fácil economizar energia elétrica nas férias? Se você achou boa a ideia de instalar um aquecedor solar para diminuir o consumo com o chuveiro elétrico, continue a leitura entendendo o que é importante considerar na hora de adquirir esse equipamento!