Saiba como funciona um aquecedor solar

Uma das grandes preocupações de quem atualmente está construindo ou reformando é buscar soluções que não impactem o meio ambiente, mas que também apresentem vantagens financeiras.

Uma dessas possibilidades é o aquecimento da água a partir da energia (radiação) solar, que juntamente com a energia eólica formam as tendências atuais de energias renováveis consideradas limpas e de baixo impacto ambiental.

Por incrível que pareça, nosso país ainda não abraçou a energia solar da mesma forma que países da Europa por exemplo, mesmo sendo um dos países com maior incidência solar no mundo. Isso pode ser decorrente da falta de confiança ou do desconhecimento em relação aos benefícios da adoção dessa tecnologia, que pode alimentar indústrias e até mesmo baratear a sua conta de energia elétrica residencial.

Por isso, explicaremos como funciona um aquecedor solar e como ele pode ajudar a economizar energia elétrica em uma residência a partir do sol, uma fonte renovável e limpa.

Como funciona um aquecedor solar

Muitas pessoas confundem o aquecedor solar com um gerador de energia elétrica, quando na verdade ele é utilizado apenas para o aquecimento de água (energia térmica).

Um aquecedor solar, naturalmente, utiliza unicamente a energia solar para aquecer um ou vários coletores solares (placas) que absorvem e concentram a radiação do sol para amplificar o calor. Estes coletores solares possuem tubulações por onde a água passará e consequentemente, absorverá a energia armazenada em forma de calor. Essa tubulação, por sua vez, está conectada a um reservatório térmico.

Esse reservatório térmico também é chamado de boiler. Ele é fundamentado no princípio físico chamado de convecção (ou termossifão). Nele, a água quente sobe e a água fria desce por diferença de densidades, criando uma corrente natural. Isso quer dizer que a água fria sempre está embaixo no reservatório e água quente na parte superior. Dessa maneira é fácil separar o que deve ser enviado aos coletores solares (saída na parte inferior do boiler) e o que já pode ser enviado para consumo (saída na parte superior do boiler).

Para melhorar sua operação, todos componentes são produzidos com materiais que maximizam a absorção ou minimizam a troca de calor, conforme a necessidade.

Como alternativa para situações onde a demanda aumenta muito (visitas, tempo nublado, etc) pode ser integrado um sistema auxiliar de energia elétrica, composto por um termostato e uma resistência elétrica. Dessa maneira ainda é possível utilizar água quente mesmo com o aquecedor subdimensionado ou em dias de pouca incidência de radiação solar.

Economize energia com aquecedores solares

O conjunto todo que mencionamos anteriormente deve ser dimensionado de acordo com o consumo de água quente da casa e com os níveis de insolação da região de instalação. Geralmente é baseado no número de moradores, frequência/duração de banhos diários, pontos de água quente e assim por diante. Com isso, a residência em questão economiza a energia eletrica utilizada para o banho, por exemplo.

Para exemplificar o impacto de um chuveiro elétrico na economia mensal, consideremos uma família de 3 pessoas que toma dois banhos de 10 minutos por dia com um chuveiro de 5400W de potência. Realizando os cálculos considerando R$0,50 o valor do kWh (que pode ficar mais caro de acordo com a hora do dia, época do ano e consórcio), essa família irá pagar R$108,00 apenas em função do uso do chuveiro.

Essa é uma grande motivação para investir em energia solar. Se você não está interessado no ganho imediato, pense como um investimento que irá se pagar com o passar do tempo com absoluta certeza. Se você está pensando em construir, reformar ou busca reduzir a conta de energia elétrica, considere a implementação de um aquecedor solar em sua residência ou negócio, ao mesmo tempo em que não denigre o meio ambiente.

Caso tenha alguma dúvida entre em contato conosco ou deixe um comentário. Continue acessando nosso blog para saber mais sobre energia solar e fontes renováveis de energia!

 

Fale com um especialista

6 Comentários

  1. Jonathansays:

    Sou de sao joao da boa vista gotaria de saber o custo do equipamento intalado, casa com 2 adultos e 1 crianca, utilizando reservatorio de 200 litros.
    Aguardo sua resposta Obrigado

    • Olá Jonathan.

      Encaminhei o seu email para o nosso departamento comercial.
      Eles entrarão em contato para te passar o orçamento.

      Abraços,
      Marcelo Madeira
      Kisol Aquecedor Solar

  2. Nilcelemsays:

    Bom dia. Gostaria de saber qual o preço do aquecedor para uma casa com 4 pessoas e reservatório 200 lts, já instalado
    Obrigada.
    Nilcelem

    • Olá Nilcelem, tudo bem?

      O seu contato foi enviado para o nosso time comercial. Eles entrarão em contato o mais breve possível.

      Abraços,
      Marcelo Madeira

  3. José Carlos do Amarantesays:

    Gostaria de saber quanto custa um aquecedor solar já instalado para quatro pessoas de 500 litros.

    • Olá José Carlos, tudo bem?

      Encaminhamos a sua solicitação para a nossa revenda mais próxima. Eles entrarão em contato para ajudá-lo na compra e instalação do seu sistema de aquecimento solar Kisol!

      Um grande abraço,
      Marcelo mMdeira

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"