Quanto custa um aquecedor solar? Descubra aqui!

Se você está construindo uma casa, provavelmente já pensou na possibilidade de instalar um sistema de aquecimento solar. Energia mais barata, renovável e sustentável — tudo isso é possível com o aquecedor solar. Mas e os custos de instalação? Será que os benefícios vão compensar o investimento?

Todo mundo sabe que o investimento inicial do aquecimento solar é mais alto que o custo de instalar chuveiros elétricos. O que muita gente não imagina é que os preços exorbitantes ficaram no passado e hoje em dia é possível ter um aquecedor solar sem precisar investir uma fortuna.

Quer saber quanto custa um aquecedor solar? Acompanhe até o final!

Quais são os tipos de sistemas de aquecimento?

Os sistemas de aquecimento se diferenciam um do outro pelos custos de instalação, de manutenção e de operação. Além disso, a sustentabilidade de cada solução é um fator cada vez mais importante para as construções. Confira as principais características de cada tipo de aquecimento.

Aquecedor Elétrico

É o sistema mais comum nos imóveis brasileiros. Podem ser instalados chuveiros elétricos para aquecer apenas a água do banho ou um sistema de boiler, um reservatório em que uma quantidade maior de água é aquecida e distribuída também para pias, torneiras, piscinas e banheiras.

Os chuveiros elétricos são baratos e simples de instalar, mas as vantagens param por aí. Dependendo da potência utilizada, o chuveiro elétrico pode ser responsável por até 40% do consumo de energia de uma residência. Por esse motivo, o aquecimento elétrico acaba sendo a opção mais cara.

Aquecedor a gás

O aquecedor a gás possui um queimador parecido com o do fogão e todo o sistema é controlado por sensores. Pode ser de dois tipos:

  • Aquecedor de passagem: a chama é acesa apenas quando uma torneira é aberta. O consumo de água é mais alto porque o usuário precisa esperar alguns segundos ou minutos até que a água aquecida chegue à torneira ou ao chuveiro.

  • Aquecedor por acumulação: a chama fica sempre acesa — a água é aquecida de maneira gradativa e mantida em um reservatório. O consumo de água é menor, mas o consumo de gás, maior.

O custo de instalação do sistema a gás é mais alto que do aquecimento elétrico e mais baixo que do aquecedor solar. Durante a operação, o aquecedor a gás é mais vantajoso que o elétrico, mas ainda não chega a ser econômico como o aquecedor solar. É recomendável que a manutenção do sistema seja feita a cada seis meses.

Aquecedor Solar

O aquecedor solar é composto pelos coletores (placas de captação) e reservatório de água quente. A água passa através de serpentinas e é aquecida usando a energia solar captada pelas placas. O reservatório mantém a água quente e permite que o sistema possa ser usado durante a noite e nos dias chuvosos.

Se comparado com os sistemas elétrico e a gás, o aquecedor solar tem maior custo inicial. No entanto, esse é o único sistema que permite que todo o investimento seja recuperado. Os custos de operação e de manutenção são praticamente nulos e a economia na conta de energia garante o retorno do valor investido.

Quanto custa um aquecedor solar?

O preço varia de acordo com o tamanho do imóvel, o número de usuários e se o imóvel está em construção ou se já está pronto. Para uso residencial, o preço pode variar entre R$ 2.000,00 a R$ 6.000,00. O custo-benefício do aquecedor solar é a sua principal vantagem.

O sistema tem vida útil de aproximadamente 20 anos, mas o investimento pode ser recuperado em um prazo médio de 2 anos. Isso significa que você poderá recuperar todo o dinheiro investido e, ainda, continuar economizando energia por vários anos. O aquecedor solar acaba sendo a solução mais barata e mais sustentável.

Como escolher o aquecedor solar?

O projeto e a instalação do sistema de aquecimento solar devem ser feitos por uma equipe especializada e capacitada. Procure uma empresa que ofereça produtos de qualidade e que se preocupe com a satisfação do cliente.

Gostaria de conhecer mais sobre aquecedor solar e receber um orçamento personalizado para a sua construção? Então, entre em contato conosco!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"