Esclarecemos 6 mitos da construção e reformas

Você está pensando em construir ou reformar? Nesse momento, é comum que surjam muitas dúvidas, que, se não forem solucionadas de forma correta, podem levar a sérios problemas. Por isso, é importante ficar atento aos mitos da construção e reformas.

Veja, a seguir, 6 mitos da construção dos quais você deve fugir. Confira!

1. Construir e reformar sem profissionais é mais barato

Logo de cara, começamos com um erro crasso. Pensando em economizar algum dinheiro, muitos proprietários correm sérios riscos ao abrir mão da assessoria de profissionais como de arquitetos e engenheiros.

Ao contrário do que se pensa, o auxílio de um profissional capacitado é importante, inclusive, para que a obra seja mais barata. Além de garantir a segurança do empreendimento, um engenheiro ou arquiteto é capaz de estimar o número ideal de trabalhadores e a quantidade de material necessário para concluir a obra, evitando gastos desnecessários.

Recorrer a profissionais da área é útil, também, para evitar gastos futuros, causados pela necessidade de corrigir possíveis erros.

2. Paredes da cozinha pintadas são anti-higiênicas

Não há como afirmar que é anti-higiênico pintar as paredes da cozinha. Acontece que os revestimentos são mais fáceis de limpar, além de mais resistentes. Por outro lado, é mais caro aplica-los. Portanto, se o orçamento estiver apertado, não vale a pena comprometer a obra por conta de mais um mito. 

3. Reboco e pintura resolvem trincas e rachaduras

Mais um mito perigosíssimo. Ainda que tampar as rachaduras com uma nova pintura possa servir para disfarçá-las, o fato é que é preciso descobrir a causa. Por trás de trincas e rachaduras podem existir problemas estruturais, que não devem ser simplesmente ignorados.

O ideal é detectar e corrigir logo as razões das falhas, para que algo mais grave não aconteça no futuro. Por essas e outras, é tão importante contar com os serviços de profissionais capacitados na área.

4. Paredes mais grossas são mais resistentes

Essa afirmação até soa como verdadeira, mas se trata de mais um dos mitos da construção e reforma. A qualidade de uma parede é definida pelo seu material, e não pela sua espessura. A composição da parede de seu imóvel — seja ela feita de tijolos ou de gesso (drywall) — é que vai determinar o seu nível de resistência.

5. A inclinação do tubo impede o entupimento do esgoto

Além de um mito, trata-se de uma prática que pode provocar efeito totalmente contrário. É mais uma crença amplamente difundida entre leigos e, até mesmo, profissionais mal preparados.

Embora muitos acreditem que, ao inclinar acentuadamente o tubo do esgoto, as chances de entupimento são eliminadas, na prática, o que acontece é que, enquanto a parte líquida chega até o esgoto, os resíduos sólidos ficam retidos na própria parede do tubo, o que, logicamente, aumenta as chances de entupimento.

6. Instalar um aquecedor solar só traz prejuízos

Muito pelo contrário! Ao instalar um sistema de aquecimento solar, você está garantindo uma energia econômica e sustentável. Embora ainda não seja tão barata, a instalação não custa tanto como antigamente. Sua maior vantagem está no seu custo-benefício.

economia no consumo de energia é tamanha que, em um prazo médio de dois anos, já é possível recuperar o investimento. Levando em conta um tempo de vida útil em torno de vinte anos, vemos que afirmar que um aquecedor solar é oneroso é apenas mais um mito.

Existem várias informações que são propagadas equivocadamente e devem ser desmistificadas. Conhecendo a verdade em relação a esses mitos, você pode prosseguir com sua obra com mais tranquilidade.

E então, conhece mais alguns mitos da construção e reforma? Deixe um comentário e conte para nós!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"