Entenda a diferença entre os tipos de aquecedores

Algumas empresas têm vendido a ideia de que os diferentes tipos de aquecedores solares têm todos os mesmos resultados. No entanto, isso não é bem verdade. Sim, você terá resultados muito satisfatórios com todos eles, porém alguns são mais adaptados para certas necessidades do que outros. 

Neste post, abordaremos diversos pontos que diferenciam dois tipos de aquecedores — o a vácuo e o de coletor solar plano. Eles são diferentes em relação ao mecanismo de funcionamento, ao material e à durabilidade. 

Principais tipos de aquecedores: aquecedor a vácuo x coletor solar plano

O coletor solar plano é aquele conhecido pela maioria das pessoas, em que são instaladas placas escuras no teto ou na área da construção. Eles já são utilizados no Brasil a muito tempo e já têm vários fabricantes nacionais. Em relação aos de tubo a vácuo, muitas pessoas dizem que parecem gambiarra e acham feios. Porém, os especialistas os consideram uma melhor opção para regiões onde o clima é mais frio. Por isso, são os mais utilizados na Europa. 

Como funcionam cada um deles?

Coletor solar plano

Nesse tipo de aquecimento, é formado um sistema composto por um reservatório térmico e os coletores solares plano. As coletores solares são produzidas com um sistema de isolamento térmico, de forma que a energia absorvida não seja transmitida de volta para o ambiente.

A primeira camada da placa é composta por vidro. Abaixo, está o esqueleto da placa, que é composto por tubos nos quais a água passa para ser aquecida. Junto aos tubos, estão algumas aletas escuras que ajudam a captar o calor do sol. Por fim, e para evitar a perda de calor, há uma última camada de isolante térmico. Todo esse sistema está protegido por uma caixa de alumínio. 

Após aquecida, a água é armazenada em um boiler, que nada mais é que um reservatório térmico. A capa exterior do boiler é constituída de chapas de alumínio, que envolvem o isolante térmico. Por fim, há um corpo impermeável que é o verdadeiro responsável pelo armazenamento de água. 

Muitas pessoas acham que o sistema de aquecimento solar elimina completamente o uso de energia, porém muitos boilers vêm equipados com resistências para o caso de a radiação solar não ser suficiente para produzir a quantidade de água quente demandada. 

Aquecedor solar a vácuo

Você vai perceber que a tecnologia usada nesse caso é um pouco mais complexa. As placas de captação não serão mais necessárias e os tubos coletores ficarão expostos (por isso, a aparência de “gambiarra”)! No entanto, trata-se da mais avançada tecnologia. 

Você se lembra das aulas de físicas sobre o calor? Ele é transmitido através da movimentação das partículas. Portanto, se não há partículas, o calor não “vaza”. É exatamente esse o mecanismo dos tubos: em vez de isolar o calor com algum material, eles isolam com o vácuo, o que aumenta muito o rendimento do sistema. 

A camada mais exterior é uma camada antirreflexo, que evita que o vidro reflita os raios solares. Isso aumenta bastante a absorção da radiação solar. Na segunda camada, há um material que absorve bem o calor e é ali que grande parte da energia da radiação é absorvida. Em seguida, há uma camada de reflexão de raios infravermelhos e, por último, a tubulação com a água. 

Portanto, isso garante uma maior absorção de calor. O boiler de armazenamento é praticamente idêntico àquele dos sistemas com coletores solares plano, que é extremamente eficiente. 

Então, qual dos dois tipos de aquecedores escolher?

Bem, tudo depende da finalidade da sua obra e principalmente da sua demanda de água quente. Para aqueles que irão utilizar a água para banho, o coletores planos se apresentam como o melhor custo benefício. Por outro lado, quando a água precisa ser aquecida a uma temperatura acima de 80 graus, é recomendado o uso de coletores a vácuo. 

Portanto, para escolher entre uma das duas tecnologias, primeiramente deve-se analisar o perfil de consumo e a demanda de água quente do estabelecimento. Após esta análise, você terá plenas condições de escolher entre um sistema que utiliza coletor solar plano ou um sistema com coletor solar de tubo a vácuo.

Ficou surpreso com as informações encontradas neste post? Seus amigos merecem também se informar, não é mesmo? Então, compartilhe nosso post nas suas redes sociais!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"