Economia de energia: 5 aparelhos que vão te ajudar a reduzir custos

A preocupação com economia e orçamento doméstico é recorrente na casa dos brasileiros, especialmente em tempos de crise. Uma energia que apresenta constantes aumentos e reajustes, como a que temos hoje, acaba pesando no orçamento se não for utilizada de forma consciente.

A economia de energia, além de contribuir para um mundo mais sustentável, permite a redução dos custos e alívio das contas no fim do mês. Aliado a isso, a tecnologia desenvolvida tem disponibilizado no mercado alguns aparelhos que facilitam essa tarefa. Listamos 5 deles para você começar hoje mesmo a reduzir os custos com energia. Acompanhe!

1. Lâmpada inteligente

A lâmpada inteligente é uma forma de economizar energia a partir do controle da luminosidade. Através de um interruptor já comumente utilizado por todos, a lâmpada inteligente torna possível o reconhecimento de comandos para controlar a intensidade da iluminação.

É o bulbo inteligente que ajusta a potência de acordo com a vontade do usuário. Dessa forma, a energia usada é o suficiente para atender a demanda do momento e não há desperdício.  

2. Ar-condicionado ecologicamente correto

O ar-condicionado que funciona alimentado por energia solar também é uma boa opção para quem quer economizar e reduzir os custos. Modelos ecologicamente corretos são apostas de empresas igualmente preocupadas com o meio ambiente e que valem o investimento.

3. Dispositivo conectado na tomada

Existe no mercado um dispositivo que, quando conectado ao aparelho, consegue dosar a quantidade de energia necessária para seu funcionamento, impedindo o gasto desnecessário. Desenvolvido para geladeiras, freezers, bombas de piscina e de hidromassagem, esse dispositivo proporciona uma economia de energia de até 35%.

Além disso, outra alternativa de economizar energia é observar os aparelhos que podem ser desconectados da tomada quando não estiverem sendo utilizados. Isso porque alguns, mesmo que desligados, continuam funcionando no modo stand by e acabam gastando energia.

4. Energia solar

Que a energia solar é uma alternativa mais econômica e ecológica para alimentar tanto residências quanto estabelecimentos comerciais não é surpresa para ninguém. Utilizar mais essa fonte de energia e de forma otimizada, garante redução na conta de luz e proteção ao meio ambiente.

Muitas empresas se especializaram na instalação das placas de energia solar e tornaram essa tecnologia mais acessível. Além disso, é possível encontrar objetos como coolers, carregadores portáteis e até powerbanks que já funcionam a partir de painéis de energia solar.

5. Chuveiro econômico

Alguns modelos de chuveiros também foram desenvolvidos com o objetivo de economizar energia. Eles podem ser um pouco mais caros que os modelos convencionais, mas representam, na verdade, um investimento, já que proporcionam no futuro uma redução da conta de luz.

Pronto para economizar energia com todas essas opções que o mercado oferece? Não só como uma boa alternativa para contribuir para um planeta sustentável, a economia de energia representa também uma forma de reduzir os custos domésticos. A preocupação com o orçamento pode ser substituída por mais qualidade de vida e estabilidade.

Gostou do nosso artigo? Então, aproveite e dê uma olhada em outras formas fáceis de economizar energia para que, cada dia mais, você possa usufruir dos benefícios dessa prática.

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"