5 dicas para fazer um ótimo planejamento de vendas

Que o objetivo de uma empresa é aumentar suas vendas, não é novidade para ninguém. É o que mantém uma loja aberta e cria oportunidades de expansão. Mas, para isso acontecer, é necessário traçar um bom planejamento de vendas.

Com ele você determina as metas a serem alcançadas e as técnicas que serão usadas para isso. Ele é essencial, pois minimiza erros e prejuízos, além de fornecer direcionamentos eficazes para seu estabelecimento.

Se organizar é preciso e, por isso, te daremos 5 dicas importantes para você dar início ao seu planejamento. Então, leia com atenção!

1. Determine os objetivos a serem atingidos

Dizer que você deseja aumentar suas vendas é muito vago. Você precisa definir, de maneira realista, o quanto você deseja aumentar e em quanto tempo.

O aumento vem de maneira gradual e estipular uma meta evitará frustrações e possibilitará uma boa análise dos resultados. Essa meta será baseada em diversos fatores, desde o tamanho do seu empreendimento até os meses que as vendagens aumentam.

Você também pode utilizar registros de vendas da sua empresa como base para definir os objetivos possíveis. 

2. Realize uma análise completa da sua empresa

É preciso conhecer a fundo o seu negócio para realizar investimentos e ações com alta eficácia. Para isso, faça uma análise completa, levando em consideração diversos fatores como quais produtos são mais vendidos, em que época ocorrem as maiores vendas, qual é o seu público-alvo, se sua equipe de vendas se sente motivada, o que leva os clientes a comprarem na sua loja e não na concorrência etc.

Dessa maneira, você determina quais são os pontos fortes e fracos da sua companhia, podendo investir naquilo que for realmente necessário.

3. Escolha estratégias de vendas adequadas 

Existem diversas técnicas que podem ser utilizadas para aumentar as vendas de uma companhia. É preciso selecionar apenas aquelas que se adequam tanto a sua empresa quanto ao seu produto, e também aos objetivos que você visa.

Leve em consideração se você deseja conquistar clientes de outros segmentos do mercado com novos produtos, fidelizar a clientela de concorrentes, se você utilizará a internet para isso, os planos de marketing que a sua empresa tem algum tipo de identificação, entre outros pontos importantes. 

Verifique atentamente as estratégias escolhidas para que não ocorra desperdício de tempo ou prejuízo em técnicas que não funcionarão para sua firma.

4. Conheça o mercado

Mais do que conhecer a sua própria empresa, é necessário que você conheça o mercado no qual ela se encaixa, antes de dar qualquer passo.

É a melhor maneira de saber o contexto que sua loja está inserida e entender a maneira com a qual ele opera. Você poderá descobrir novos produtos, tendências e o que deve ser modificado na sua companhia.

Lembre-se: conhecer o mercado é estar um passo à frente da sua concorrência.

5. Inclua sua equipe de vendas no planejamento

Tão importante quanto suas estratégias e produtos, é possuir uma equipe de vendas treinada, capacitada e motivada. Por isso, se reúna com seus profissionais em cada etapa do planejamento e também na execução, realizando treinamento nessa fase do projeto.

Mantenha em mente que eles representam o contato direto entre a sua empresa e os clientes. Portanto, estão aptos a dizer o que o público tem a reclamar e a elogiar, o que acreditam que deve ser mudado e o que os estimulariam a alcançar maiores números de vendas.

Um planejamento de vendas é a base na qual sua empresa desenvolverá todo o projeto para alcançar o principal objetivo do mercado. Deve ser realizado com cuidado e atenção, para que o sucesso seja certeiro e o aumento de vendas seja satisfatório.

Gostou desse artigo sobre planejamento de vendas? Tem algo a acrescentar? Deixe seu comentário e nos deixe ouvir suas opiniões sobre o assunto!

Deixe um comentário

Por favor, seja educado. Nós gostamos disso. Seu e-mail não será publicado e os campos obrigatórios estão marcados com "*"