5 dicas incríveis para melhorar relacionamento com fornecedor

Independentemente de qual seja o segmento comercial em que sua empresa atua no mercado, um ótimo relacionamento com fornecedor e cliente é imprescindível para garantir bons resultados e manter o negócio competitivo, não é verdade?

Entretanto, muitos empreendedores de pequeno e médio porte têm dificuldades na hora de definir suas prioridades ao escolher fornecedores para suprir seus estoques. No momento de definir as condições de trabalho e os preços, muitos acabam entrando em uma relação comercial complexa.

Por isso separamos 5 dicas incríveis para você melhorar seu relacionamento com fornecedor e garantir o sucesso da empresa. Continue a leitura para conferir!

1. Atente-se às condições

Antes de fechar negócio e assinar qualquer contrato é muito importante analisar cuidadosamente todas as condições impostas pelo fornecedor, incluindo as formas e prazos de entrega, armazenamento dos produtos, preços e serviços oferecidos.

Estes aspectos são relevantes, principalmente quando a demanda é grande e a reposição dos estoques precisa ser rápida caso ocorra algum imprevisto.

Não se esqueça que seu relacionamento com fornecedor deve ser pautado no equilíbrio e não no consumo, pois a compra excessiva pode resultar em custos desnecessários, estoques parados e perda de produtos devida a validade. 

2. Defina um modelo de negócios

Não é incomum nos depararmos com empreendedores de pequeno porte, principalmente no setor do varejo, que façam negócios com diversos fornecedores diferentes.

Apesar da prática oferecer certas vantagens, é aconselhável que se defina um modelo de negócios com seus fornecedores. Pois, quanto mais fornecedores você tiver, mais dívidas e prazos distintos você terá para administrar, o que pode dificultar o controle financeiro da empresa.

É indicado que se estabeleça um modelo de negócios com uma quantidade de fornecedores em que seja possível manter um bom relacionamento. Afinal, é melhor ter menos fornecedores mas que todos sejam eficientes do que ter vários e não conseguir administrar tantos relacionamentos comerciais. 

3. Cuidado ao priorizar os preços baixos

No primeiro tópico dissemos que você deve considerar as condições do fornecedor, incluindo seus preços, correto? Entretanto, seu negócio depende da qualidade dos produtos ou serviços ofertados ao cliente para sobreviver.

Por isso, priorizar os preços baixos a ponto de ignorar outras questões importantes que circundam seu relacionamento com fornecedor é uma estratégia que pode causar resultados negativos para sua empresa.

Afinal, qual é a vantagem em adquirir produtos com preços baixos, mas que não são entregues dentro do prazo ou que sejam mal armazenados? Se algo do tipo acontecer isso resultará em problemas entre você e o cliente e comprometerá a venda.

Lembre-se que se seus clientes adquirirem produtos danificados, por mais que a culpa seja do fornecedor, quem assumirá a responsabilidade e sofrerá as consequências será você.

4. Alinhe-se à cadeia de suprimentos

Para manter um bom relacionamento com fornecedor é preciso alinhar os interesses de ambas as partes envolvidas. Por isso o conceito da cadeia de suprimentos tem sido implementado em cada vez mais empresas, incluindo as de pequeno e médio porte.

Assim como sua empresa necessita que as entregas sejam realizadas dentro do prazo, com produtos em perfeitas condições e com formas de pagamento justas, o fornecedor também depende de seus resultados de vendas para garantir a saúde financeira do negócio.

É como uma espécie de ciclo ou reação em cadeia em que uma empresa depende do bom desempenho da outra para que ambas mantenham sua rentabilidade.

5. Valorize seu fornecedor

Apesar da maioria dos empreendedores considerar que o cliente é a prioridade e o foco da empresa, é preciso reconhecer o lugar do fornecedor em seu planejamento de negócios. Pois, sem o fornecedor não há como sua empresa vender os produtos, não é verdade?

Por isso, reavalie as prioridades de seu empreendimento, considere a possibilidade de tornar seus preços mais competitivos, valorizando o fornecedor que te traz os melhores produtos para que você possa ofereça ainda mais aos seus clientes. 

Agora que você já sabe como melhorar o relacionamento com fornecedor, que tal ficar por dentro de mais conteúdos do tipo? É só nos seguir no Facebook e no Linkedin para continuar acompanhando nossas postagens semanais!

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